sábado, 31 de janeiro de 2015

'Borboleta Biruta' será lançado hoje (31), no Centro Cultural São Camilo, na Usina





A contadora de histórias e escritora Marta Maria Niemeyer lança hoje (31) seu primeiro livro infantil, Borboleta Biruta, pela editora Autografia, com sessão de autógrafos a partir das 16h no Centro Cultural S. Camilo (Estrada Velha da Tijuca, 45), Usina, zona norte do Rio de Janeiro.

Desde pequena Marta gostava de ler e escrever, sua brincadeira favorita era ser “professora”. Nasceu em um pequeno município de Senador Firmino localizado em Minas Gerais e sempre foi muito criativa, quando não tinha lápis e papel escrevia no que encontrava: podia ser na areia com um pedacinho de madeira, na tábua com carvão ou no imaginário.

Infelizmente a distribuição de livros em cidades do interior era e é deficiente, não havia naquela época e não há bibliotecas como nas grandes cidades. Como ela mesma diz: “Passei muita fome de leitura, era raro ter um livro para ler”. Com o passar dos anos Marta fez um curso de contação de histórias com a escritora Fátima Miguez no grupo Afonsinho Contando Histórias da paróquia Santo Afonso na Tijuca. Ali despertou seu desejo de contar histórias para adultos e crianças e sua determinação a levou a contar histórias em colégios e outras instituições.

Uma apresentação que fez com o grupo em sua igreja foi muito especial, quando representou Nossa Senhora em comemoração a Assunção de Maria.

Seu talento está registrado em várias histórias guardadas no baú das palavras. A realização de seu sonho de publicar um livro, só foi possível pelo estímulo dos amigos que reconheceram esse talento.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Roteiro literário para celebrar os 461 anos de São Paulo



Conheça os lançamentos da Editora FTD que têm tudo a ver com os pontos turísticos de uma das maiores cidades do mundo

No próximo dia 25, a cidade de São Paulo completa 461 anos, e para celebrar a data, a Editora FTD separou alguns lançamentos que vão ajudar residentes e visitantes a apreciar melhor alguns dos principais pontos turísticos da eterna ‘cidade da garoa’.

Avenida Paulista
Se tem uma palavra que define São Paulo é diversidade e quem visita a Avenida Paulista pode ter um bom exemplo disso. Basta parar e observar por alguns minutos para ter um retrato geral da população.


Por isso, uma boa dica para tornar o passeio ainda mais interessante e aguçar a visão para as particularidades de cada pessoa é a obra Qualquer Coisa, de Fernando Bonassi. Paulistano do Bairro da Mooca, ele é considerado um dos autores mais originais, sofisticados e produtivos em atividade no país. No livro, Bonassi apresenta narrativas breves e minicontos que revelam nossos vícios, virtudes, amores, paixões, pudores e despudores.

Parque do Ibirapuera
Em meio à toda agitação da cidade, o Parque Ibirapuera é uma excelente opção para quem quer relaxar ou praticar atividades físicas. Além disso, é o espaço ideal para se divertir com as crianças perto da natureza. Brinquedos e Brincadeiras, de Roseana Murray, pode servir de guia para atividades superdivertidas. A obra reúne poemas sobre cabra-cega, amarelinha e pular corda, entre outras. 
O parque também abriga o Museu Afro Brasil, que conta com um acervo de mais de 5 mil obras da cultura africana e afro-brasileira. Mas antes de visitá-lo, vale a pena conferir o livro Histórias Africanas, de Ana Maria Machado, para entrar no clima. A renomada autora reconta quatro histórias que revelam um pouco da riqueza cultural dos povos africanos.

Theatro Municipal
Além de uma arquitetura de tirar o fôlego, o Theatro Municipal tem uma programação que traz grandes espetáculos mundiais. Para quem já gosta, ou tem interesse em conhecer um pouco mais a música erudita, uma boa pedida é a coleção Música clássica em cena
Ela é composta pelas óperas A flauta mágica, de Mozart, Turandot, de Puccini,  Aída e La traviata, de Verdi e pelo famoso balé O lago dos cisnes, de Tchaikovsky. Todas recontadas especificamente para o público infantojuvenil. Cada livro vem acompanhado de um CD de áudio com algumas faixas dessas reconhecidas canções para serem apreciadas.

Museu da Língua Portuguesa
Amantes ou não do nosso idioma, o Museu da Língua Portuguesa não deveria faltar no roteiro de nenhum turista. O espaço traz uma proposta diferente e interativa que agrada visitantes de todas as idades.
Por isso, a dica para aquecer o passeio são lançamentos que citam dois grandes autores: A namorada de Camões, de Marcia Kupstas e Memórias Quase póstumas de Machado de Assis, de Álvaro Cardoso Gomes. No primeiro, uma jovem enfrenta um dilema semelhante ao que supostamente enfrentou o poeta português Luís de Camões. Já no segundo, a história de um dos maiores escritores brasileiros é recontada entremeando fatos reais e ficcionais.

 Bairro da Liberdade
Exemplo claro da diversidade de São Paulo é o Bairro da Liberdade, conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade. A decoração oriental e o comércio dão a impressão de que de fato se está em outro país. 
E uma boa opção de leitura para o trajeto até lá é O Pequeno Samurai, de André Kondo. Na obra, Yuji narra como descobriu, com a ajuda de seu avô, que era um pequeno samurai e como isso o ajudou em sua longa jornada rumo ao Brasil. De forma sensível e emocionante, o menino descreve como foi a despedida de sua terra natal, a aventura de viajar de navio até o outro lado do mundo e a descoberta de que no Brasil também existiam samurais.

Museu do Futebol
Parada obrigatória para os amantes de esporte, o Museu do Futebol tem atrações multimídia e interativas que contagiam qualquer um.
E as sugestões de livros que têm tudo a ver com o passeio são os lançamentos Quadradomingo, de Flavio de Souza e O fantasma da segundona, de Menalton Braff que trazem o universo futebolístico de diferentes pontos de vista.
A obra de Flavio de Souza retrata o esporte a partir do personagem Mingo, um garoto que gosta tanto de futebol que até criou um dicionário terminológico futebolístico, apresentado ao longo da narrativa. Já O fantasma da segundona, mostra os reflexos familiares dos altos e baixos de um astro do esporte.

Um norte para o livro brasileiro



Karine Pansa*

Foi muito importante a retomada, em 2014, do Prêmio VivaLeitura, realizado entre 2006 e 2011 e depois interrompido. O seu significado está expresso com clareza no objetivo de estimular e fomentar a leitura e enfatizar a sua decisiva missão no ensino. Por isso, é necessário que os responsáveis por sua realização adotem todas as medidas necessárias para garantir sua periodicidade anual regular. Como se sabe, trata-se de uma iniciativa dos ministérios da Cultura e da Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. 
 
Karine Pansa, presidente da CBL
Apesar de respaldado por todos esses órgãos, a importante iniciativa sofreu interrupção por alguns anos. Tal problema mostra que as políticas públicas para o setor precisam contar com bases fortes de sustentação institucional. Daí o significado de se converter em lei o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do qual o prêmio faz parte, assim como numerosas outras ações e medidas muito relevantes. Projeto de lei nesse sentido, de iniciativa do Executivo Federal, encontra-se em análise na Casa Civil.

O projeto conta com o consenso das entidades do setor editorial e estabelece um norte para o livro em nosso país. Sua acolhida seria muito boa no Congresso Nacional, considerando as numerosas manifestações espontâneas de apoio e a existência de frentes parlamentares de defesa da leitura. Assim, esperamos que, logo no início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e da nova Legislatura federal, o PNLL transforme-se em lei, constituindo-se em poderoso instrumento para o sucesso da meta de transformar o Brasil num país de livros e leitores.

É nesse contexto que comemoramos a retomada do VivaLeitura, cuja cerimônia de entrega realizou-se em Brasília, dia 16 de dezembro, quando o vencedor em cada categoria ("Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; "Escolas Públicas e Privadas"; “Promotor de leitura - pessoa física; e "ONGs) recebeu R$ 25 mil. Mais do que o valor em dinheiro, o prêmio é relevante em função das áreas e forças da sociedade que congrega, ou seja, escolas do Ensino Fundamental, academia, bibliotecas e instituições sociais. Tais organizações reúnem grande parte do universo do mercado editorial no Brasil, abrangendo pessoas físicas e jurídicas cujo trabalho é decisivo para o incentivo à leitura. 

Na promoção do livro, o prêmio, assim como todas as medidas previstas no PNLL, soma-se às bienais e feiras realizadas em vários estados brasileiros, aos programas de compras do setor público, certames literários e do mercado editorial, como o Jabuti, ao permanente trabalho das editoras, incluindo a descoberta de novos autores, livrarias, distribuidores e creditistas e outras iniciativas focadas no estímulo à leitura. Esse esforço deve ser permanente!  

Para a CBL, responsável pelo Jabuti, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e várias outras ações de fomento ao livro, o VivaLeitura 2014, além de seus importantes objetivos, tem um significado singular: a homenagem a Lúcia Jurema Figueirôa, sua diretora e gerente de Relações Institucionais da Editora Moderna,  falecida em janeiro último. Este ano, em sua retomada, o prêmio tem o nome da brilhante pessoa e profissional, cuja carreira é um exemplo de dedicação ao estímulo da leitura. 

Trata-se de homenagem muito pertinente, pois todos os objetivos do prêmio coincidem com os propósitos defendidos e praticados por Lúcia Jurema Figuerôa ao longo de sua vida. Que seu legado imortal torne perenes o PNLL e o VivaLeitura, ao qual ela empresta a força de seu nome. 

*Karine Pansa, empresária do setor editorial, é a presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro).

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

 


quarta, 31 DE DEZEMBRO DE 2014

 


Sorteados livros sobre Dom Orani e JMJ Rio 2013



Os leitores sorteados com exemplares dos livros “Dom Orani”, de autoria do fotojornalista Gustavo de Oliveira, e “Rio de Francisco”, com imagens e dados da JMJ Rio 2013, são os seguintes:

Dom Orani
- Edson Rodrigues de Oliveira (Campinho)
- Vera Lúcia de Souza Morgado (Pavuna)

Rio de Francisco
- Ivone Alves Rodrigues (Belford Roxo)
- Carolyne Bezerra do Amaral (Botafogo)
 




SÁBADO, 20 DE DEZEMBRO DE 2014

Com autoria de Gustavo de Oliveira, que há mais de 20 anos trabalha como fotógrafo oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi lançado na noite desta sexta-feira (19) o livro "Dom Orani", uma homenagem ao Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta pelo seu jubileu de 40 anos de sacerdócio.

A sessão de autógrafos aconteceu no Edifício João Paulo II, na Rua Benjamin Constant, 23, 2º andar, na Glória, e contou com a presença de diversos amigos e admiradores do trabalho de Gustavo de Oliveira, como o próprio homenageado, Dom Orani.

A obra contém 100 fotos distribuídas em 156 páginas de diversos momentos do ministério de Dom Orani no Rio de Janeiro. Para o cardeal, o fotógrafo é um verdadeiro artista. "Ele pinta a realidade através de seus olhos e da sua máquina. Ele está de parabéns pelo seu enfoque e pela pintura de suas fotos e, evidentemente, retratando um pouco do Rio de Janeiro e não somente de seu arcebispo", disse. 

Gustavo de Oliveira autografa seu livro para Dom Orani

RIO DE FRANCISCO - Na ocasião também foi distribuído o livro “O Rio de Francisco”, produzido em conjunto pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a Riotur e a Arquidiocese do Rio, com o apoio do Grupo MPE Engenharia. A obra, com imagens e dados da JMJ Rio 2013, reúne fotos de peregrinos em confraternização com o Papa Francisco, momentos de devoção e bênçãos na Praia de Copacabana, que recebeu milhões de fiéis.

O livro foi editado pela gerente de Comunicação, Marketing e Projetos da ACRJ, jornalista Valéria Aguiar, com textos da jornalista Ana Cristina Fiedler, projeto gráfico do designer Nelson Rodrigues e capa de Leonardo Lisboa. As fotos são do Comitê Organizador da JMJ e da Riotur. Possui 141 páginas e 127 fotos com pequenas legendas que destacam os números do evento.


SORTEIO DOS LIVROS “DOM ORANI” E “RIO DE FRANCISCO”
Graças à parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), este Blog vai sortear exemplares dos livros “Dom Orani”, de autoria do fotógrafo oficial da Arquidiocese, Gustavo de Oliveira, e “Rio de Francisco”, com imagens e dados da JMJ Rio 2013.

Para participar, os interessados deverão enviar mensagem para o e-mail helioaraujo.ascom@gmail.com com a frase “Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: um evento marcante em minha vida”.
Serão sorteados dois exemplares de cada livro. Os vencedores serão anunciados aqui neste Blog no próximo dia 31.