sábado, 22 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - Dica de leitura para a criançada



O livro Pantanáutilus, da Editora FTD, fala sobre uma fantástica viagem às profundezas do Pantanal.

Comemora-se hoje, dia 22, o Dia Mundial da Água. Uma boa dica de leitura para a criançada conhecer o Pantanal, uma das principais reservas de recursos hídricos do Brasil e do mundo, é o livro Pantanáutilus, de autoria de Ana Carolina Neves e ilustração de Carlos Fonseca. A obra integra a coleção Quero Mais, da Editora FTD.


A história é uma viagem às profundezas do Pantanal, onde a menina vai passar as férias com os avós. A época é de cheias e os rios estão transbordados e as estradas alagadas. O cenário é perfeito para o avô, uma figura curiosa, meio poeta, meio inventor, explorar sua criação, o Pantanáutilus. O equipamento é uma espécie de “submarino” de vidro, parecido com uma bolha de ar, com o qual ele imagina explorar a planície inundada.

A autora:
Ana Carolina Neves é mineira de Belo Horizonte, nascida em 1980. É bióloga e atualmente dedica-se ao doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na Universidade Federal de Minas Gerais. A autora acredita que a pesquisa é a melhor forma de criar estratégias para conhecer melhor o meio ambiente, como fazem os personagens deste seu primeiro livro.

O Ilustrador:
Ilustrador freelancer e pintor, Carlos Fonseca é bacharel em Cinema de Animação e em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de ilustração editorial, criação de personagens, pré-produção e produção em animação, pré-visualização para cinema e TV, além da pintura tradicional.

Informações técnicas
Autora: Ana Carolina Neves
Ilustrador: Carlos Fonseca
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 96
Temas abordados: Coragem, Ecologia, Fantasia e Liberdade
Tema transversal: Ética, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural
Recomendação: público juvenil – a partir do 6o ano
Preço sugerido: 37,20


quinta-feira, 13 de março de 2014

PERSEGUINDO UM SONHO - Livro contra a história da primeira Agência de Notícias de Favelas do mundo

O registro histórico sobre a fundação da Agência de Notícias das Favelas – a primeira do mundo – é contado no livro PERSEGUINDO UM SONHO: A história de fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo, escrito pelo jornalista André Fernandes, fundador e diretor da Agência de Noticias das Favelas (ANF).


Com prefácio assinado pelo jornalista Caco Barcellos, o livro tem dois lançamentos agendados para esta semana: hoje (quinta-feira, 13/3), a partir das 18h, no Mercado Fundição, na Fundição Progresso, na Lapa (Rua dos Arcos, 24, Centro/RJ); e no próximo sábado, dia 15, às 16h, na Biblioteca Parque de Manguinhos (Avenida Dom Helder Câmara, 1184).


Esse é um livro para começar a ler e não parar mais até sua conclusão. Um livro sem final, pois suas últimas páginas relatam os momentos atuais. É a história de um sonho que vem se tornando realidade, construído por muitas pessoas: A Agência de Notícias das Favelas (ANF), a primeira do mundo. A obra conta muitas histórias do Rio de Janeiro, com mais de noventa personalidades que atuaram no cenário carioca nos últimos 20 anos.

Abaixo, o primeiro parágrafo do livro:

André Fernandes
“Meu avô sempre foi minha inspiração. Três coisas me marcaram em minha história que me remetem a ele. A primeira entrevista que tive que fazer na vida, fiz justamente com ele, quando ainda estava no primário e tinha apenas oito anos. Mal sabia que me tornaria mais tarde um jornalista. Segundo, uma citação dele, durante essa entrevista, que me guiou durante toda a vida e sempre me deu animo para continuar em frente: “O que é conquistado com dificuldade tem mais sabor na vitória!” E a terceira coisa é justamente sobre a minha mania de insistir. Ele me contava uma história de um menino que todos os dias ia até uma venda perto de sua casa para comprar doces, porém o que mais fascinava o menino, era o passarinho do dono da venda. Toda vez que o garoto lá chegava, ficava olhando o passarinho e perguntava ao dono da venda: o senhor me vende esse passarinho? Todos os dias o senhor respondia que não estava à venda. Depois de meses com a mesma atitude, não querendo mais ser importunado, o dono da venda não vendeu o passarinho, e sim o deu ao menino. Pois bem, meu avô me contava essa história porque dizia que eu era O MENINO DO PASSARINHO, que era insistente e não desistia quando queria uma coisa, até conseguir!”

Edição e preparação de texto
Anita Deak

Assistente editorial
Renata Duarte

Capa
João Paulo Batista

Projeto gráfico
Jonas Kussama

Revisão

Claudia Gouveia

 

segunda-feira, 10 de março de 2014

Lançamento de “De Jornalista a Cidadão Universal” acontece hoje (10) no Rio de Janeiro



“Não existe o certo e o errado, 
apenas o que funciona”
 
 Jornalista paulista lança livro e aponta caminhos na busca pelo autoconhecimento
 

Como encontrar tempo para cuidar de si mesmo? Como manter o foco nas tarefas do dia e nos projetos para a vida sem se dispersar com tamanho volume de informação? Como manter a autoridade sobre si mesmo e não ceder às distrações que nos atrapalham diariamente? São estes e outros questionamentos que o jornalista Murilo Martino tenta responder em seu novo livro, De Jornalista a Cidadão Universal, que será lançado nesta segunda-feira (10/3), a partir das 19h, em sessão de autógrafos na Livraria Travessa do Barrashopping, na Barra da Tijuca/RJ. A obra tem o selo da New Book.

Contando sua própria trajetória através do personagem Lucas, o autor dá dicas que ajudam a superar limitações, trazendo equilíbrio e fortalecendo a possibilidade do leitor encontrar a própria lenda pessoal. 


“Escolhi contar a minha história através de um personagem, para que as experiências não fossem só minhas, e sim de todos”, comenta Murilo. 


Além de influenciar positivamente quando narra a história, Murilo Martino também sugere ações cotidianas que podem transformar o modo de encarar vida. É possível se fortalecer por meio de mantras, como “A afirmação de Melquisedeque” e dar leveza ao dia a dia com a “Técnica do Riso”. Também é possível exercitar a autoridade sobre si mesmo, fazendo as perguntas da “Cadeia de Força”.
 

“O primeiro passo para ter autoridade sobre você, é começar a trabalhar a moral, não a imposta pela sociedade mas a nossa moral interior, aquela que sentimos na alma quando a violamos”.


A “Carta do Futuro ajuda a manter o foco em um projeto de médio a longo prazo, algo difícil de se fazer nos dias de hoje. E em tempos onde as pessoas são reféns do próprio relógio, comandadas pelos acontecimentos e não por aquilo que deseja fazer, o ator dá preciosas dicas para a administração do tempo através de uma simples “Agenda”.

O relato das experiências de Murilo Martino é valioso e traz a questão da busca pelo autoconhecimento para um campo mais filosófico do que dogmático. O autor defende que não existe um só caminho para o encontro com o equilíbrio, mas com esta obra, oferece uma bem sucedida alternativa para se estar bem.

Sobre o autor:  
Murilo Martino é jornalista. Trabalhou em grandes grupos de comunicação como Veja, Folha de SP, no grupo Exame e hoje tem sua própria empresa: a Mercúrio Assessoria em Comunicação. Desde criança, sentiu-se atraído pelas filosofias orientais e ocultistas. Em busca de entendimento para sua vida, procurou repostas em várias correntes do esoterismo. Crê na Existência como a grande provedora da vida. É terapeuta holístico, reikiano, magista, alquimista, coordenador da escola iniciática Harmonia Alpha Cruz e representante da unidade de São Paulo, da Fundação Harmonia de Artes e Conhecimentos Transcendentais.

Ficha técnica:
Preço: R$ 28,90
Formato: 14 x 21
Página: 192
ISBN: 9778-85-89275-37-8

Serviço:
Lançamento do livro “De Jornalista a Cidadão Universal”
Dia 10 de março, das 19h às 21h30
Livraria da Travessa – Barrashopping
Avenida das Américas, 4666, Loja 220 – Nível Américas