terça-feira, 31 de dezembro de 2013

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Câmara Brasileira do Livro (CBL) faz balanço sobre o ano editorial de 2013

Ano intenso de trabalho projeta setor do livro no mercado internacional, intensifica debate sobre o livro digital e a gestão de direitos autorais na internet

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) atuou em diversas frentes neste ano de 2013. Uma delas foi trabalhar intensamente para projetar o setor no mercado internacional, mostrando todo o potencial do Brasil como vendedor de direitos autorais e não apenas como comprador.

O destaque deste trabalho pôde ser conferido na Feira do Livro de Frankfurt, que aconteceu em outubro passado, na qual o Brasil foi convidado de honra. Por meio do Projeto Brazilian Publishers – parceria da CBL e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), as editoras participantes puderam se preparar, muito antes de embarcarem para a Alemanha, recebendo orientações focadas para os objetivos propostos.
 
Estande brasileiro na Feira do Livro de Frankfurt
Este suporte teve continuidade em Frankfurt e o resultado foi bastante positivo. As editoras presentes na Feira do Livro de Frankfurt estimam um faturamento de US$ 1,45 milhão, entre negociações de direitos autorais e obras impressas, para os próximos 12 meses. Além de Frankfurt, as editoras participaram das Feiras de Bolonha (Itália) e Guadalajara (México).

A entidade também participou de inúmeras videoconferências e reuniões junto a organizações internacionais, a exemplo da Internacional Publishers Association (IPA). Esta atuação é de suma importância, pois permite à entidade acompanhar o que tem acontecido mundo afora com o mercado editorial e livreiro e avaliar iniciativas e práticas internacionais que dão subsídios para pensar soluções às nossas questões nacionais.

Atuação política
No ano de 2013, a CBL acompanhou de perto vários assuntos relacionados ao mercado editorial. Juntamente com o Fórum do Livro, Leitura e Literatura pelo Direito Autoral – que é composto por todas as entidades da cadeia produtiva e criativa do livro – foi avaliado o anteprojeto de alteração da Lei de Direitos Autorais, em discussão no Ministério da Cultura, e apresentados comentários e sugestões. A entidade participou de audiência pública para discutir o assunto, na qual defendeu de forma bastante incisiva o posicionamento do setor, que luta para que a proposta, ainda a ser discutida no Congresso Nacional, trate o Direito de Autor com a devida importância, garantindo a ele e aos demais envolvidos, o nível de proteção adequado que é vital para a cadeia produtiva e criativa do livro.

Outra importante participação foi na audiência pública sobre o Projeto de Lei que visa atualizar a definição de livro, alterando a Lei 10.753, de 2003. Este é um projeto muito importante para esclarecer sobre a imunidade conferida ao Livro, em todos os seus formatos. A missão do setor é produzir, cada vez mais e melhor, livros impressos e digitais para desenvolver o mercado e contribuir para a ampliação do número de leitores em nosso País, que ainda é tão baixo, conforme demonstra a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro.
         
A CBL esteve presente em todas as reuniões do Colegiado Setorial do Livro, que tem por finalidade propor iniciativas e sugerir ao Ministério da Cultura a implementação de politicas públicas para o livro.

Um dos assuntos tratados de perto pela entidade foi o Fundo Setorial Pró-Leitura. O entendimento é de que o País carece de políticas públicas nesta área, porém, a cadeia produtiva não deve ser onerada, já que o setor vive um momento de grandes desafios. O mercado editorial enfrenta uma adequação frente às novas tecnologias e reposicionamento no mercado global, o que exige mais investimentos dos empresários do livro. Também o número de livrarias do país tem diminuído consideravelmente: no ano passado, 12% destes estabelecimentos encerraram suas atividades, conforme apurado pelo “Diagnóstico do Setor Livreiro” realizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL).
         
Marco Civil da internet
Outro importante tema acompanhado pela CBL em 2013 foi a discussão, na Câmara dos Deputados, do Marco Civil da internet (Projeto de Lei nº 2.126/2011), que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. O assunto é relevante por tratar as questões do direito autoral nos meios eletrônicos.

4o Congresso do Livro Digital
Outra iniciativa da entidade com o objetivo de contribuir para a discussão sobre o livro digital, foi a realização do 4o Congresso Internacional CBL do Livro Digital, realizado nos dias 13 e 14/06. O evento, que contou com 21 palestrantes nacionais e internacionais, trouxe um panorama atual sobre diversos assuntos que cercam o universo do livro digital, como seu papel na educação, o limite entre os games e os livros digitais infantis, sua influência na leitura, sua presença nas redes sociais, as soluções para questões que envolvam direitos autorais, os empreendimentos da área de tecnologia e a acessibilidade digital. Ao final, as editoras participantes responderam a uma pesquisa sobre o livro digital, disponibilizada na internet.

Perspectivas 2014
O grande desafio em 2014 para a CBL será a realização da 23ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, cujos preparativos estão a cargo de uma comissão integrada por cinco Grupos de Trabalho (GTs), cada um deles responsável por um setor: Atividades Culturais e Educacionais; Atividades Profissionais; Expositores e Infraestrutura; Parcerias e Patrocínios; e Comunicação.


Estudantes durante a feira de São Paulo em 2012
Com patrocínio da Lei Rouanet, a 23a Bienal Internacional do Livro de São Paulo está programada para acontecer de 22 a 31 de agosto de 2014, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Este é o maior momento do livro no Brasil, pois permite ao público o contato direto com os principais autores, editoras, livrarias e distribuidoras do País.

O tema do evento é “Diversão, cultura e interatividade - tudo junto e misturado”, para mostrar que a Bienal terá programação intensa e abrangente, mesclando literatura, música, cultura, gastronomia, cinema, debates, shows, e entretenimento para pessoas de todas as idades.

Em parceria com as editoras participantes, o papel da CBL na Bienal Internacional do Livro, enquanto promotora, é apresentar ao público autores consagrados e novos talentos, além de proporcionar uma rica troca de experiências entre visitantes e escritores. Duas grandes novidades do evento são a curadoria cultural, que está sob a responsabilidade do Sesc-SP, e a realização do 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, abrindo as atividades da Bienal 2014.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Jornalista revela em livro as histórias que só o Papai Noel conhece



Obra traz relatos emocionantes, alegres, tristes, engraçados e inusitados do dia a dia de trabalho do ‘Bom Velhinho’ 
Com a proximidade do Natal, o Papai Noel, um dos mais conhecidos símbolos desta festa, ganha vida em shoppings, decorações, cartazes e comerciais de TV, jornais e revistas. Nos grandes centros comerciais, eles passam horas no atendimento a crianças e adultos, ouvindo os mais variados pedidos, posando para fotografias e espalhando a alegria, o encantamento e a magia do Natal.

O que pouca gente conhece, porém, são as histórias que os ‘Bons Velhinhos’ escutam e vivenciam durante o período de trabalho nos shoppings ou nas visitas às residências, empresas, escolas, hospitais, creches e asilos.

Para desvendar esse mistério, o jornalista Hélio Araújo, assessor de imprensa da Escola de Papai Noel do Brasil, entrevistou vários alunos e colheu relatos simples, emocionantes, tristes, alegres, engraçados e inusitados sobre a experiência de cada um. O resultado está no livro “Histórias do Papai Noel - Aquelas que só o Bom Velhinho conhece”, com o selo da Litteris Editora, que será lançado na semana que antecede ao Natal, com ações em diversos shoppings do Rio de Janeiro.

Entre as histórias estão a do assaltante que entrou no carro em que estava o Papai Noel para fugir da polícia; a do ‘Bom Velhinho’ que foi contratado para entregar um presente na noite de Natal e se surpreendeu ao chegar ao endereço, um famoso motel da cidade; a do Papai Noel que chegou a um apartamento e, ao invés de crianças, encontrou diversos travestis; e a do menino que derrubou o Papai Noel, o trono e a árvore de Natal em um shopping. As histórias são apresentadas na primeira pessoa do singular, como forma de homenagear os ‘Bons Velhinhos’ e ser o mais fiel possível aos relatos.

“Histórias do Papai Noel - Aquelas que só o Bom Velhinho conhece” traz ainda informações sobre o surgimento do Natal e seus símbolos, as tradições e comemorações mundo afora, a história de São Nicolau e a evolução da roupa do Papai Noel. Há também uma homenagem à Escola de Papai Noel do Brasil, fundada e dirigida pelo ator e produtor cultural Limachem Cherem. A instituição de ensino comemora seu 20º aniversário com uma longa história de sucesso, tendo formado cerca de 500 ‘Bons Velhinhos’ ao longo dos anos. 

Sobre o autor:
Hélio Araújo é jornalista, professor universitário, fotógrafo e escritor. Autor dos livros infantis ‘O barulho na floresta’ e ‘Um amor diferente’, prefaciou a obra ‘’Arquibancada’ e organizou os livros ‘O Povo na Literatura’ e ‘Desenhando a Literatura’. Foi o Curador das exposições fotográficas ‘Rio 80 graus’ e ‘Contrastes Urbanos’. Defensor da cultura e incentivador da leitura mantém o Blog www.incentivo-a-leitura.blogspot.com.


Sobre o livro:
Histórias do Papai Noel - Aquelas que só o Bom Velhinho conhece
Hélio Araújo
Litteris Editora
Formato: 14 cm x 21 cm
Capa: 4 cores
64 páginas
ISBN: 978-85-374-0206-1
Preço sugerido: R$ 20,00

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Padre Marcelo Rossi autografa livros ‘Kairós’ e ‘Kairós – Luxo’ nesta terça-feira, no Rio de Janeiro



Com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em poucos meses, livro do Padre Marcelo Rossi tem ilustrações, capa dura e textos inéditos

Para comemorar o sucesso de Kairós, o selo Principium lança uma versão luxuosa da obra do Padre Marcelo Rossi, com capa dura e novo projeto gráfico, ilustrado por Thais Linhares. A nova edição traz dois capítulos extras e carta inédita do autor, com uma mensagem de esperança e paz aos seus leitores. Kairós vem repetindo o fenômeno dos livros anteriores do sacerdote – Ágape e Agapinho –, e é o maior sucesso editorial de 2013. Desde seu lançamento, em abril, vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares e lidera as listas semanais de títulos mais vendidos do país.

Padre Marcelo Rossi estará na Livraria Nobel do Shopping Via Brasil nesta terça-feira, dia 10, das 14h às 21h, em sessão de autógrafos, e o público será atendido por ordem de chegada. Não serão distribuídas senhas e terão prioridade de atendimento cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Somente serão autografados os títulos Kairós e Kairós – Luxo. Dois fotógrafos cobrirão o evento, registrando todos os leitores presentes ao lado do Padre Marcelo. As imagens serão disponibilizadas gratuitamente para download no site www.flickr.com/globolivros até 20 dias após o lançamento.

O livro nasceu da necessidade do autor de levar conforto e esperança aos fiéis que se diziam cansados de esperar pela graça de Deus. A partir da palavra grega kairos, que significa “momento oportuno”, e em português escreve-se kairós, Padre Marcelo Rossi escreveu sobre a importância de se compreender o tempo divino, tão diferente do tempo dos homens.

O autor interpreta passagens da Bíblia e destaca personagens como Abraão, Moisés, Maria e Zaqueu, que passaram por situações de provação sem perder a fé e tiveram a vida transformada no momento que Deus julgou oportuno. Nessa edição especial ilustrada, foram incluídos dois novos personagens: Judite e Salomão. Judite enfrentou um exército inimigo para mostrar ao seu povo o poder de Deus. Salomão tornou-se um rei sábio e poderoso depois de perseverar em sua fé. Cada um dos dezesseis capítulos apresenta uma oração escrita pelo próprio Padre Marcelo. Kairós traz ainda uma bênção especial, dedicada exclusivamente aos leitores.

O autor
Padre Marcelo Rossi nasceu na cidade de São Paulo, em 1967. Depois de se formar em Educação Física, ingressou no Seminário da Diocese de Santo Amaro, onde foi ordenado sacerdote em 1994. Em poucos anos, tornou-se um dos expoentes do movimento católico. Além da intensa atividade eclesiástica, Padre Marcelo atua fortemente na divulgação da fé na mídia.

Com sua abordagem de comunicação moderna e original, leva os ensinamentos da Igreja e conforto espiritual para milhões de pessoas por meio de missas, redes sociais, programas de rádio e de TV, além de CDs e DVDs. Em 2010, publicou seu primeiro livro, Ágape, que vendeu mais de 8,5 milhões de exemplares, teve seus direitos vendidos para mais de 30 países e ganhou uma adaptação para o público infantil. Kairós, lançado em abril, já alcançou a marca de mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos.

A ilustradora
Thais Linhares nasceu no Rio de Janeiro, em 1970. É ilustradora, designer gráfica, autora de livros infantojuvenis e roteirista de histórias em quadrinhos e de animação. Formada pela Escola Nacional de Belas Artes, da UFRJ, usa tanto as técnicas tradicionais de desenho e pintura como os recursos digitais em seu trabalho. Já recebeu o selo de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e foi indicada ao Prêmio Jabuti.

Serviço:
Data: 10/12/2013
Horário: das 14h às 21h
Endereço: Rua Itapera – Irajá, Rio de Janeiro/RJ
Local: Livraria Nobel do Shopping Via Brasil


domingo, 8 de dezembro de 2013

'Uma dose antes da cirrose' participa hoje (8/12) do I Salão dos Independentes, na Livraria da Travessa do Barrashopping



O livro de contos Uma dose antes da cirrose, do jornalista Paulo Murilo e publicado pela Editora Singular, será lançado no próximo dia 11 de dezembro (quarta-feira), a partir das 18 horas, na La Carmelita Pizzaria, que fica na Rua do Rezende, 12, Lapa, Rio de Janeiro. Na mesma noite – na charmosa pizzaria com cara de barzinho – haverá sarau de poesia e projeção de curta-metragem.

Mas, para quem desejar ter uma ideia do que vai encontrar em Uma dose antes da cirrose, basta ir hoje (8 de dezembro), às 17h, na Livraria da Travessa do Barrashopping, onde a obra de Paulo Murilo vai estar em cartaz no I Salão dos Independentes, às 17 horas, evento promovido pela Editora Singular.

O livro traz 20 histórias inspiradas na obra de mestres da literatura subterrânea e conta com a importante participação de Ykenga (ilustrações), Boni (projeto gráfico e design), Carla Paes Leme (revisão e apresentação) e Sérgio “Palhinha” Dantas (revisão).