quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

sábado, 12 de janeiro de 2013

Litteris Editora completa 25 anos de atividades e abre inscrições para concursos literários

A Litteris Editora, conhecida como 'a casa do novo autor', está no mercado editorial desde 1988 e tem a missão de descobrir e publicar os novos escritores brasileiros. Para isso, participa de feiras e bienais do livro do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais, além de promover inúmeros concursos literários.

Como parte das comemorações pelos seus 25 anos de atividades, a Litteris acaba de abrir inscrições para seus concursos literários de 2013, entre os quais o 'Poesias do Cotidiano' e o 'Palavras de Prata'. 

Se você se interessou e deseja participar, obtenha mais informações através do site www.litteris.com.br, do e-mail concursos@litteris.com.br ou dos telefones (21) 2223-0030 e 2263-3141.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hoje, 7 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor. Leia e incentive a leitura



O Brasil comemora hoje, 7 de janeiro, o Dia do Leitor. Essa comemoração surgiu a partir do aniversário do jornal cearense ‘O Povo’, que foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha.  Dentista, funcionário dos Correios e telégrafos, intelectual, deputado federal e jornalista combativo, fundou, em 1929, o órgão literário ‘Maracajá’, tido na terra de Alencar como a “revista literária que o paladino e trincheira do movimento modernista no Ceará”.



Quando Demócrito Rocha fundou o jornal diário ‘O Povo’, que se transformaria numa espécie de cartão de visita do Ceará, o ‘Maracajá’ passou a circular como um dos seus suplementos. Por um lado, ‘O Povo’ combatia os “desregramentos políticos da época”, e por outro, o ‘Maracajá’ abrigava a produção dos poetas e intelectuais da terra, onde o próprio Demócrito publicou a maioria de seus poemas, curiosamente sempre assinados com o pseudônimo de Antônio Garrido. Demócrito Rocha pertenceu à Academia Cearense de Letras e morreu em Fortaleza no dia 29 de novembro de 1943. 


Devemos comemorar a data como forma de estímulo e incentivo à leitura, já que nosso país ainda registra cerca de 14 milhões de analfabetos. O povo brasileiro não chega a ler dois livros em média ao ano, enquanto o norteamericano lê 10 no mesmo período. No Brasil, há uma biblioteca para cada 33 mil habitantes, enquanto no país vizinho Argentina existe uma biblioteca para cada 17 mil habitantes.
Vamos torcer para que o Dia do Leitor possa multiplicar cada vez mais o número de leitores no Brasil e, dessa forma, reduzir o analfabetismo.

 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013