segunda-feira, 28 de maio de 2012

Escritor Ariano Suassuna é indicado ao prêmio Nobel de Literatura 2012


Ariano Suassuna (foto), autor de obras como "O Auto da Compadecida" é candidato do Brasil ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012. A indicação do nome como candidato do país ao prêmio foi aprovada hoje (28) no Senado Federal. Palestrante do 4º Congresso Marista de Educação – Edição Internacional, o paraibano Ariano Suassuna falará sobre a Cultura como Princípio Educativo na grande conferência de encerramento do evento, na manhã do dia 20/7, no Anhembi Parque, em São Paulo.

A proposta partiu do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) para a Comissão de Relações Exteriores do Senado, que aprovou, na quinta-feira (24/5), a indicação de Ariano Suassuna à apreciação da Academia Sueca como candidato do Brasil ao prêmio. O senador pediu que a instrução do pedido seja feita com colaboração do Ministério das Relações Exteriores: “A vida e a obra de Ariano Suassuna contêm expressão filosófica que transpõe as limitações temporais e de gerações, atingindo todos os públicos e transportando-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação”, enfatizou.

Ele frisou que há traduções da sua obra em inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês. O senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), relator ad hoc, observou: “A Comissão de Relações Exteriores não pode negar ‘apoio unânime’ à proposta”.

sábado, 26 de maio de 2012

Participe da promoção ‘Ler é bom, eu gosto e incentivo’


Maio está chegando ao fim, mas você ainda tem alguns dias para participar da promoção Ler é bom, eu gosto e incentivo, que neste mês vai premiar mais cinco leitores deste blog de incentivo à leitura. Eles ganharão livros de gêneros variados, desde biografias e poesias até romance, contos, técnicos e profissionais.

 

Para participar é bem simples: basta enviar um Comentário, de no máximo 10 linhas, respondendo à pergunta “Por que eu gosto de ler?” Uma Comissão Julgadora, formada por professores, editores e escritores, vai escolher os textos mais criativos, que estarão concorrendo aos livros.

Luiza Cristina se surpreendeu com os livros, pois imaginava que receberia apenas um
Na noite de sexta-feira (25), Luiza Cristina Gomes Silva, estudante de Comunicação Social (Jornalismo) da Faculdade Pinheiro Guimarães, recebeu, no intervalo das aulas, os livros ganhos na promoção, como uma das vencedoras do mês de abril (os outros quatro foram Filipe Peduzzi, Sandra Belém, Caroline Campos e Deyse Xavier).

Mande seu comentário e participe da promoção Ler é bom, eu gosto e incentivo. Um lembrete importante: junto com o comentário, deixe seu e-mail de contato.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje com apresentação da Orquestra Sinfônica e show com Seu Jorge


De hoje (24/5) até o dia 3 de junho, Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, se transformará na capital da cultura com a realização da 12ª Feira Nacional do Livro. A abertura oficial acontece, a partir das 10h, no Palco Esplanada, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob a regência do maestro Gian Luigi Zampieri e participação especial do coral da OSRP.

Às 19h, no Theatro Pedro II acontece o Espetáculo “Uma viagem através da música no Brasil”, que apresenta um panorama da música brasileira do século XIX. As 21h, no Palco Esplanada, o público poderá conferir o show do cantor Seu Jorge.

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma das quatro mais importantes do Brasil e uma das maiores a céu aberto do mundo. Os estandes e eventos estarão distribuídos em locais históricos da cidade como Praça XV de Novembro, Praça Carlos Gomes, Theatro Pedro II, Estúdio Kaiser de Cinema, Parque Maurílio Biagi e Teatro Marista.

Entre autores e pensadores nacionais e internacionais, estão mais de 180 convidados que participarão das atividades e eventos realizados, entre eles estão confirmados Ariano Suassuna, Thalita Rebouças, Içami Tiba, Cristóvão Tezza, Ives de La Taille, Eliane Cantanhêde, Rosely Sayão, Ferreira Gullar, Sônia Bridi, Zuenir e Mauro Ventura, Palmirinha, Narciza Tamborindeguy, Leonardo Boff, Augusto Cury, Chico Alencar, Alice Ruiz, Cao Hamburger, entre outros.

Nos 11 dias de Feira, os visitantes terão “contações de histórias”, apresentações da “Palavra Cantada”, sessões de cinema, “Cafés Filosóficos”, “Salões de Ideias”, exposições de artes visuais e um palco montado a céu aberto na Esplanada do Theatro Pedro II que contará com a apresentação de 10 shows musicais incluindo Seu Jorge (24/05), Moraes Moreira e Davi Moraes (25/05), Jair Rodrigues (26/05), Thais Gulin (27/05), Roberta Sá (29/05), Gal Costa (30/05), Malu Magalhães (31/05), Zizi Possi(01/06), Skank (02/06).

As atividades são gratuitas e estão divididas entre Salão de Ideias, Café Filosófico, Conferência, Arena Cultural, Mesas de Debate, Ciências, Responsabilidade Social, Gastronomia, Jornalismo, Cinema, Literatura Infantil e Autores Locais.

Em sua 12a edição a Feira do Livro homenageia a Inglaterra, o estado do Espírito Santo, o escritor Graciliano Ramos, a autora infanto-juvenil Thalita Rebouças, o escritor Alexandre Azevedo - na categoria autor da terra - e Paulo Freire como autor na categoria educação. O patrono do evento deste ano é o advogado Brasil Salomão.
Graciliano Ramos
Thalita Rebouças
Alexandre Azevedo
Paulo Freire
Fotos: Divulgação

Acompanhe a 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto através do site e das redes sociais:

Serviço
12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Data: de 24 de maio a 3 de junho
Locais: Praça XV, Praça Carlos Gomes, Theatro Pedro II, Estúdios Kaiser de Cinema, Parque Maurílio Biagi e Teatro Marista
Entrada: gratuita


terça-feira, 22 de maio de 2012

Promoção ‘Ler é bom, eu gosto e incentivo’ entrega mais livros aos participantes


Hélio Araújo faz a entrega dos livros a estudante Deyse Xavier
A estudante Deyse Xavier, do 4º período de Comunicação Social (Jornalismo) da Faculdade Pinheiro Guimarães, no Catete-RJ, foi mais uma vencedora da promoção “Ler é bom, eu gosto e incentivo” do mês de abril a receber seus livros. A entrega foi feita na noite desta terça-feira (22), logo após a aula da disciplina Assessoria de Imprensa Básica.

A promoção prossegue neste mês de maio, quando serão escolhidos mais cinco novos ganhadores de livros de gêneros variados. Para participar é bem simples: basta enviar um Comentário, de no máximo 10 linhas, respondendo à pergunta “Por que eu gosto de ler?” Uma Comissão Julgadora, formada por professores, editores e escritores, vai escolher os textos mais criativos, que estarão concorrendo aos livros.

E você, o que está esperando? Não perca mais tempo. Mande seu comentário e participe da promoção Ler é bom, eu gosto e incentivo. Um lembrete importante: junto com o comentário, deixe seu e-mail de contato.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dalton Trevisan vence o Prêmio Camões 2012


O vencedor da edição de 2012 do Prêmio Camões, o maior prêmio literário de língua portuguesa, é o escritor brasileiro Dalton Trevisan (foto). O nome foi anunciado na manhã desta segunda-feira (21) pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, em Lisboa, onde os seis membros do júri se reuniram.

O brasileiro, que completa, dia 14 de junho, 86 anos, foi premiado pela sua "dedicação ao fazer literário", disse o escritor Silviano Santiago, membro do júri. Trevisan é autor de livros como "Vozes do Retrato - Quinze Histórias de Mentiras e Verdades" (1998), "O Maníaco do Olho Verde" (2008), "Violetas e Pavões" (2009), "Desgracida" (2010) e "O Anão e a Ninfeta" (2011). "O Vampiro de Curitiba" (1965) é uma das suas obras mais conhecidas.

Dalton Trevisan, que nasceu em 1925 em Curitiba, é licenciado em direito e foi depois de ter sido jornalista policial e crítico de cinema que se dedicou à literatura. Começou a publicar em 1945, apesar de mais tarde ter renegado os seus dois livros de juventude: "Sonata sempre ao Luar" e "Sete anos de Pastor".

O Prêmio Camões, instituído em 1988 e concedido sem interrupção há 24 anos, foi criado para intensificar e complementar as relações culturais entre Brasil e Portugal e conta com a adesão de outros Estados da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP). O valor do prêmio é de 100 mil euros, pagos conjuntamente e em partes iguais pelos governos de Brasil e Portugal. O júri tem mandato de dois anos e é composto por seis pessoas: dois representantes do Brasil, dois de Portugal e dois de outros países onde o português seja a língua oficial.

Nesta 24ª edição, participam do júri os brasileiros Alcir Pécora e Silviano Santiago; os portugueses Abel Barros Baptista e Rosa Maria Martelo; o moçambicano João Paulo Borges Coelho e a angolana Ana Paula Tavares. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada do Ministério da Cultura (MinC), é a responsável pela parte brasileira do Prêmio, trabalho que inclui a indicação de membros do júri e o pagamento do premiado. Em Portugal, a mesma função é realizada pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura. O júri se reúne alternadamente, a cada ano, em Portugal ou Brasil.

sábado, 19 de maio de 2012

Estão abertas as inscrições para o 54º Prêmio Jabuti


Valores dos prêmios foram ampliados e inscrições irão até o dia 30 de junho
 
Editores, autores, ilustradores, tradutores e produtores gráficos brasileiros já podem concorrer ao mais tradicional prêmio literário do País, o 54º Prêmio Jabuti. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.premiojabuti.org.br até o dia 30 de junho.

Nesta edição, serão aceitas apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011, inscritas no ISBN e que apresentem ficha catalográfica. Mesmo as antologias deverão ser compostas por textos integralmente inéditos para concorrer.

Em 2012, o valor oferecido aos laureados nas 29 categorias que compões o prêmio aumentou para R$ 3,5 mil (no ano passado, era de R$ 3 mil). Já os vencedores do Livro do Ano/Ficção e Livro do Ano/Não Ficção concorrerão, cada um, a R$ 35 mil (R$ 30 mil em 2011).

A escolha dos vencedores será feita por um júri formado por profissionais do mercado editorial, que serão escolhidos pelo recém criado Conselho Curador do Prêmio. O novo colegiado, formado por profissionais da área de literatura e científica e especialistas em livro e leitura, ficará responsável também pelo acompanhamento de todas as etapas do prêmio, bem como pelo julgamento dos casos não contemplados pelo Regulamento.

Em 2011, “Em alguma parte alguma” (José Olympio), do poeta Ferreira Gullar, sagrou-se como Livro do Ano/Ficção. Na categoria máxima para livros de não ficção, o vencedor foi “1822”, de Laurentino Gomes (Nova Fronteira). Mais informações e a íntegra do regulamento podem ser encontradas no site www.premiojabuti.org.br.

Vencedor do Prêmio Camões será conhecido na segunda-feira


Júri se reúne em Lisboa para escolher o vencedor de um dos mais tradicionais prêmios literários do mundo
 
Na próxima segunda-feira, dia 21, será conhecida o vencedora ou a vencedora da 24ª edição do Prêmio Camões. Este ano, respeitando o rodízio entre Brasil e Portugal, o júri se reunirá em Lisboa, capital portuguesa. A organização acredita que até as 10h da manhã (hora de Brasília) já teremos o nome do autor ou autora de língua portuguesa vitoriosa. O brasileiro Ferreira Gullar (2010) e o português Manuel António Pina (2011) foram os vencedores das duas últimas edições

O Prêmio Camões, instituído em 1988 e concedido sem interrupção há 24 anos, foi criado para intensificar e complementar as relações culturais entre Brasil e Portugal e conta com a adesão de outros Estados da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP). O valor do prêmio é de 100 mil euros, pagos conjuntamente e em partes iguais pelos governos de Brasil e Portugal. O júri tem mandato de dois anos e é composto por seis pessoas: dois representantes do Brasil, dois de Portugal e dois de outros países onde o português seja a língua oficial. 
Ferreira Gullar foi agraciado com o Prêmio Camões em 2010
Nesta 24ª edição, participam do júri os brasileiros Alcir Pécora e Silviano Santiago; os portugueses Abel Barros Baptista e Rosa Maria Martelo; o moçambicano João Paulo Borges Coelho e a angolana Ana Paula Tavares. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada do Ministério da Cultura (MinC), é a responsável pela parte brasileira do Prêmio, trabalho que inclui a indicação de membros do júri e o pagamento do premiado. Em Portugal, a mesma função é realizada pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura. O júri se reúne alternadamente, a cada ano, em Portugal ou Brasil.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Participe da promoção ‘Ler é bom, eu gosto e incentivo’ neste mês de maio e concorra a diversos livros


A promoção “Ler é bom, eu gosto e incentivo” prossegue neste mês de maio, quando serão escolhidos mais cinco novos ganhadores de livros de gêneros variados. Para participar é bem simples: basta enviar um Comentário, de no máximo 10 linhas, respondendo à pergunta “Por que eu gosto de ler?” Uma Comissão Julgadora, formada por professores, editores e escritores, vai escolher os textos mais criativos, que estarão concorrendo aos livros.

Em sala de aula, Sandra Belém recebe os livros das mãos de de Hélio Araújo, titular deste Blog de Incentivo à Leitura
Os vencedores do mês de abril (Luiza Cristina Gomes Silva, Filipe Peduzzi, Sandra Belém, Caroline Campos e Deyse Xavier) já começaram a receber seus livros. A estudante Sandra Belém, do 4º período de Comunicação Social (Jornalismo) da Faculdade Pinheiro Guimarães, no Catete-RJ, recebeu os livros em sala de aula, na noite desta terça-feira, e ficou satisfeita com o prêmio.

E você, o que está esperando? Não perca mais tempo. Mande seu comentário e participe da promoção Ler é bom, eu gosto e incentivo.

Livro 'Vida de Gari', de Haroldo César, será lançado hoje no SESC de Madureira

Comemora-se hoje, 16 de maio, o Dia do Gari, e, para homenagear essa classe de trabalhadores que se desdobra para manter a cidade limpa, o fiscal da Comlurb e escritor Haroldo César faz o lançamento do livro ‘Vida de Gari’, uma produção independente, já que o autor não encontrou editora interessada em custear a obra. 

No livro, ele apresenta 33 crônicas sobre o dia a dia do gari e, entre cada texto, um verso em sextilha formando um cordel com o mesmo tema. A sessão de autógrafos e festa de lançamento acontece das 16 às 21h, no SESC de Madureira (Rua Ewbanck da Câmara, 90), com a apresentação dos grupos Só Limpeza e Chegando de Surpresa e a presença do gari passista Renato Sorriso.

Este é o segundo livro de Haroldo César, que em 2008 lançou “Garimpando Composições”, um romance onde o personagem principal é um gari que também é compositor.





sábado, 12 de maio de 2012

Washington Olivetto, no 3º Congresso do Livro Digital: “O fundamental é o conteúdo”


Por conta da palestra, evento foi trending topics do Twitter, em São Paulo

O publicitário Washington Olivetto (foto), da W MacAnn, em palestra  que proferiu no 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, nesta sexta-feira (11/05), salientou que o sucesso do e-book, assim como das edições impressas, dependerá da qualidade dos conteúdos. “O fundamental sempre foi e continuará sendo a boa idéia”, disse.

“Com a internet, todas as pessoas transformaram-se em comunicadores, mas a qualidade da informação livre nas redes sociais é comprometedora”, ponderou Olivetto, afirmando que a diferença tem de ser feita pelos profissionais da comunicação e todos aqueles que produzem e fornecem conteúdos, como é o caso das editoras.

Referendando sua tese de que “conteúdo e boas ideias são o segredo do êxito de toda  comunicação”, o publicitário projetou comerciais de sua agência feitos para distintos clientes e mídias. Sugeriu, ainda, que as editoras comecem a pensar em produzir livros específicos para o formato do e-book, explorando o potencial de imagem e som.

Olivetto afirmou, porém, que a moderna e ótima tecnologia não pode disfarçar o mau conteúdo. Há anúncios muito bem feitos sob o ponto de vista formal, mas que nada dizem em termos de mensagem e consistência.  “A simplicidade das idéias, a valorização do ser humano e o conhecimento são elementos fundamentais para a excelência dos conteúdos” ,  enfatizou, lembrando que deve tudo em sua carreira aos livros, que lê desde muito cedo “e muitos ao mesmo tempo”.

Respondendo pergunta do público, que lotou os 500 lugares do  Teatro Raul Cortez, na Fecomércio, em São Paulo, onde se realiza o congresso da Câmara Brasileira do Livro, Olivetto defendeu mais verbas públicas para o ensino. “Quanto maiores estas forem,  melhor as pessoas utilizarão as redes sociais e a internet. A educação é tudo para um país”, conclui.

Por conta da palestra de Washington Olivetto, o 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital foi trending topics do Twitter, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira. Na ocasião, o publicitário defendeu o aumento de verba pública no ensino e ressaltou que o sucesso do e-book dependerá da criatividade no conteúdo. O tema esteve entre os quatro assuntos mais comentados do Brasil, no Twitter.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Para presidente da International Publisher Association, qualidade do conteúdo é o diferencial do livro digital e do impresso

Ao fazer a palestra de abertura do 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, nesta quinta-feira (10), no auditório da Fecomercio, em São Paulo, o presidente da IPA (International Publisher Association) e do Comitê de Gerenciamento da Elsevier, Youngsuk Chi, salientou que o livro impresso não é ameaçado pelo e-book. “O essencial será sempre a qualidade. O trabalho do editor será fazer com que os conteúdos sejam confiáveis e bons”, disse.

 Para Youngsuk Chi, o livro digital não acabará com o impresso porque a leitura vai além do formato, pois as pessoas lêem em várias mídias. “O essencial é o conteúdo e sua acessibilidade. O e-book agrega a possibilidade de, ao mesmo tempo, podermos ler, visualizar imagens e ouvir sons”. O especialista lembrou que várias tecnologias capazes de suportar os formatos de e-Pub foram surgindo e, com elas, plataformas para atender o público. “Com isso, os dispositivos de leituras tiveram uma queda de preço, bem abaixo dos 300 dólares. Os mais caros agregam outros serviços, como celular e TV digital”.

Youngsuk Chi lembrou que o momento da virada do preço surgiu com a internet, que gerou massa e fez com que os dispositivos ficassem mais acessíveis. “Hoje, contudo, as pessoas querem conteúdo gratuito, mas isso precisa ser pago por alguém, como um patrocinador. E de nada adianta termos muito conteúdo disponível, como já ocorre, se corremos o risco de encontrar material de qualidade questionável”. Nesse aspecto, evidencia-se a importância do trabalho do editor de fazer com que os conteúdos sejam confiáveis e de qualidade.

O especialista enfatizou, ainda, que os leitores, muito impacientes, querem ter acesso ao conteúdo com apenas dois cliques. Por isso, o mercado editorial hoje é mais importante do que já foi em qualquer outro momento da história, para atender a essa demanda afoita por conteúdo de fácil acesso e qualidade.

Evolução
A revolução digital é apenas uma evolução, ressaltou Youngsuk Chi, explicando que a imprensa de Gutemberg, há cerca de 550 anos, impôs os mesmos desafios à sociedade da época que os e-books estabelecendo agora. “Com a internet, surgiram várias comunidades e a informação foi democratizada, o conhecimento ficou bem mais distribuído. O Google calcula que antes da internet havia 130 milhões de títulos de livros disponíveis. Depois de seu advento, o número passou para 676 milhões. Surgiram novos leitores e autores como resultado das novas possibilidades, inclusive escritores que publicam seus livros sem a intervenção das editoras”.

Segundo o presidente da IPA, as editoras já não fazem parte apenas do mundo da edição impressa. Elas expandiram sua atuação para o meio digital e são parceiras das empresas de tecnologias que disponibilizam tais meios de interação entre leitores e os livros. “Haverá uma guerra pela disputa de quem será o curador do conteúdo digital, aquele que irá controlar os modelos de negócios criados neste momento e ainda não finalizados”.

Nesse novo cenário, será preciso prover a informação certa, para o público certo, na plataforma adequada. Não basta apenas prover conteúdo. É preciso oferecer também a experiência, como valor agregado. E isso terá seucusto, disse Youngsuk Chi, acrescentando: “Há algo triste acontecendo, uma percepção de que o valor percebido do conteúdo está em declínio. Isso não é verdade, pois o valor real está aumentando, a despeito da existência de conteúdo gratuito.

Futuramente, é possível que as editoras, apesar do investimento que fazem na produção dos livros, acabem por não cobrar pelo conteúdo, apenas pela experiência. A maior mudança será no modelo de negócios. “Não tenho certeza de como será, mas os leitores poderão pagar para alugar conteúdos, ter sua propriedade ou compartilhá-los temporariamente. A questão dos direitos autorais vem incentivar a criação, mas não o comércio. A ideia é não erguermos muros ao redor do conteúdo. Tudo pode ser oferecido de graça, mas alguém terá de pagar a conta”, concluiu o presidente da IPA.

O Congresso
Idealizado e realizado pela Câmara Brasileira do Livro desde 2010, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a própria entidade constituem o principal fórum brasileiro para a discussão e debate das tendências desse novo mercado. A 3ª edição realiza-se hoje (10/05) e amanhã (11/05). Seu tema central é “A nova cadeia produtiva de conteúdo – do autor ao leitor”. O evento conta com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior.

A exemplo dos anos anteriores, serão dois dias de análises e discussões sobre os temas mais relevantes relativos ao livro digital, a perspectiva do mercado, os modelos de negócios, aspectos tecnológicos, direitos autorais e o comportamento do leitor. Todo esse conteúdo é debatido por acadêmicos, profissionais e executivos que são referência do setor. “Na edição deste ano, queremos passar por toda a cadeia produtiva do livro digital, a fim de oferecer soluções e buscar alternativas para um mercado cada vez mais dinâmico e exigente”, afirma Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Editora Paulinas homenageia Dia das Mães com CD de Joanna interpretando canções do Padre Zezinho


 A Editora Paulinas vai fazer uma homenagem especial em comemoração ao Dia das Mães. Em meio às inúmeras obras literárias de sua livraria na Rua 7 de Setembro, 81-A, Centro, Rio de Janeiro, vai promover o lançamento do CD “Em nome de Jesus – Joanna interpreta Pe. Zezinho”. A tarde de autógrafos com Joanna acontece nesta sexta-feira (11/5), às 12h30, com entrada gratuita.

O CD é um registro da fé de Joanna e uma homenagem ao Padre Zezinho que completa 45 anos de uma trajetória de sucesso. Um CD que promete tocar todos os corações e com a perspectiva de receber o Disco de Ouro.

Entre as canções do CD, destaque para Em nome de Jesus, Há um barco esquecido na praia, Águia Pequena, Maria da minha infância, Alô meu Deus, Estou pensando em Deus, Oração pelos meus amigos, Utopia e Oração pela família, Mãe do céu morena, Um certo Galileu e Valeu meu Deus.

País homenageado, Brasil fez sucesso na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá


Participação brasileira proporciona encontros e iniciativas concretas para ampliar intercâmbio cultural entre Brasil e Colômbia

A homenagem que o Brasil recebeu na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), realizada entre 18 de abril e 1º de maio, marcou uma nova etapa de aprofundamento nas relações culturais do país com a Colômbia. O presidente da Câmara Colombiana do Livro, Enrique Gozález Villa, disse que a participação brasileira na Feira foi a mais bem-sucedida de um país convidado no evento, desde que se criou o sistema de homenagens a países, há 20 anos.

“O pavilhão brasileiro foi o que mais visitantes recebeu, em comparação com os pavilhões de outros países homenageados em anos anteriores”, afirmou Villa. Dos cerca de 500 mil visitantes da Feira, 300 mil foram ao pavilhão brasileiro. “Em geral, o pavilhão do país convidado recebe menos da metade do total de visitantes da Feira, mas o Brasil superou a marca dos 50%. Esta também foi a edição da Filbo que mais visitantes recebeu e devemos isso em grande parte ao Brasil, cuja participação teve muita repercussão na mídia e conseguiu atrair muito público”.

A curiosidade dos colombianos em relação aos autores e aos artistas brasileiros presentes à capital colombiana não apenas ampliou o conhecimento a respeito do país, como proporcionou encontros entre editores, autores, agentes de literatura e dirigentes de políticas de leitura, que se traduzem em iniciativas concretas, no mercado e na esfera pública. Foram realizados 70 debates com 55 autores brasileiros durante o evento, boa parte junto com autores colombianos e de outros países da América Latina, tornando a Filbo um espaço vital para a ampliação dos intercâmbios na região.

Além disso, em diferentes espaços de Bogotá, o Brasil promoveu espetáculos musicais e de dança, que contaram com audiência de 4.200 pessoas, e dois festivais de cinema brasileiro, com público de mais de mil pessoas.

As ministras da Cultura de ambos os países, Mariana Garcês Córdoba, da Colômbia, e Ana de Hollanda, do Brasil, se reuniram durante a Filbo para discutir uma série de medidas de cooperação cultural. Aproveitando a presença em Bogotá de dirigentes de políticas de leitura, foram determinadas novas ações nessa área, como o estímulo ao intercâmbio de autores e tradutores e a realização de festivais literários de fronteira, em bibliotecas públicas dessas áreas. A Filbo terminou nesta terça-feira, dia 1º, com a apresentação da carnavalesca Orquestra Voadora e a palestra final de Fernando Morais, convidado pelos colombianos para encerrar a programação literária. Na abertura, a responsável por abrir a programação literária foi a escritora Nélida Piñon.

A seguir, dados da festa brasileira na Filbo :

DEBATES: Dos 70 debates com autores brasileiros, 47 foram destinados ao público adulto. A programação literária da Filbo foi aberta por Nélida Piñon e encerrada, na terça-feira, 1º de maio, por Fernando Morais. Ao todo, incluindo os autores com livros para criança, a comitiva brasileira contou com 55 autores.

PÚBLICO NO PAVILHÃO: O público no pavilhão de três mil metros quadrados, projetado por Daniela Thomas, Felipe Tassara e Álvaro Razuk, foi de cerca de 300.000 pessoas. As exposições sobre Clarice Lispector e Cora Coralina foram os destaques da pavilhão. Milhares de visitantes aproveitaram o Espacio Brasil, da EMBRATUR, que oferecia um jogo interativo sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, com o apoio do Instituto Brasil Colômbia (IBRACO) e do Comitê Descubra Brasil. No espaço gastronômico, foram vendidos mais de dois mil pratos típicos e e três mil caipirinhas.

LIVRARIA DO PAVILHÃO: Administrada pelo Fondo de Cultura Económico, a livraria vendeu 6.500 livros no evento. Os autores mais vendidos foram Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Jorge Amado.

CRIANÇAS: No espaço infanto-juvenil, coordenado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, houve 23 encontros de autores e ilustradores com crianças e adultos. Cada apresentação teve público médio de até 100 pessoas. Ao todo, o espaço infantil recebeu por dia uma média de 300 pessoas.

VIOLEIROS: As apresentações diárias de violeiros contaram com um time de seis artistas brasileiros, que se revezaram para tocar em diferentes dias no auditório do pavilhão, sempre lotado (150 lugares). Fora do pavilhão, no espaço aberto da Feira, houve cinco apresentações do grupo de capoeira Senzala.

GRAFITEIROS: Em volta do pavilhão, o público vibrou com as performances de quatro grafiteiros – dois brasileiros e dois colombianos – que pintaram um painel de seis metros de altura, com temas comuns a Brasil e Colômbia, como a herança cultural africana e a biodiversidade.

ATIVIDADES PARALELAS: Houve duas mostras de cinema no Cine Colômbia, com público de mais de mil pessoas. Além disso, durante a Filbo, aconteceram apresentações de música e dança no Teatro CAFAM de Bellas Artes com público de mais de 4.200 pessoas – o encerramento, no domingo, contou com quase 700 pessoas. Marcelo Jeneci, Pedro Luiz, Tulipa Ruiz, Fernanda Takai, Mariana Aydar, Ana Cañas foram alguns dos cantores brasileiros que participaram da extensa programação paralela.

Fotos: Divulgação/Juan Carlos Rocha/Infosurhoy.com

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Anunciados os cinco primeiros vencedores da promoção ‘Ler é bom, eu gosto e incentivo’


Criada para incentivar o hábito da leitura, a promoção “Ler é bom, eu gosto e incentivo” já tem os vencedores do mês de abril. 

São eles:  
Luiza Cristina Gomes Silva
Filipe Peduzzi
Caroline Campos 
Deyse Xavier
Sandra Belém

Além do livro relacionado na promoção, eles receberão um título extra, ofertado por este blog.
A promoção continua e no final deste mês de maio vai sortear mais cinco leitores. Para participar é bem simples: basta enviar um Comentário, de no máximo 10 linhas, respondendo à pergunta “Por que eu gosto de ler?” Uma Comissão Julgadora, formada por professores, editores e escritores, vai escolher os textos mais criativos, que estarão concorrendo a diversos livros, de títulos e gêneros variados, como os das ilustrações.

Não perca mais tempo. Mande seu comentário e participe da promoção Ler é bom, eu gosto e incentivo.