sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Hoje é o Dia Nacional do Livro. Comemore lendo e incentivando o hábito da leitura.


Comemora-se hoje, dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que surgiu a partir da transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. O acervo, inicialmente, foi acomodado numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março. A fundação ocorreu em 29 de outubro de 1810, por meio de um decreto do Príncipe Regente.

Dois anos antes, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, tivera início o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

Para comemorar a data, será aberta hoje a exposição Biblioteca Nacional 200 anos: Uma Defesa do Infinito. Também acontecerá o lançamento, pela Casa da Moeda do Brasil, de uma medalha comemorativa.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

FIRJAN e ABL levam bibliotecas às comunidades pacificadas do Rio de Janeiro

Na minha incessante busca por notícias de interesse para quem incentiva a leitura, fiquei feliz com uma que, apesar da importância, não teve, em minha opinião, o destaque que merecia. Na última sexta-feira, dia 22, o Sistema FIRJAN e a Academia Brasileira de Letras (ABL) assinaram um convênio para levar bibliotecas a todas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas no Rio de Janeiro até 2016.

A cerimônia contou com a presença do diretor geral do Sistema FIRJAN, Augusto Franco, do presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, do acadêmico e 1º secretário da ABL, Domício Proença Filho, e da superintendente do SESI-RJ, Maria Lucia Telles.
A previsão é ter 13 bibliotecas em funcionamento até o fim do primeiro trimestre de 2011, três delas até o fim deste ano: Providência, Pavão-Pavãozinho e Cidade de Deus. Caberá a ABL organizar os títulos e doar livros, tanto editados pela Academia como os que chegam das editoras, além de promover palestras sobre autores brasileiros. À FIRJAN caberá administrar e construir estes espaços.

“O acesso ao bem cultural e à literatura por meio deste intercâmbio entre a FIRJAN e a ABL vai possibilitar que pessoas habilitadas, como os acadêmicos, possam trazer o seu conhecimento para essa população, que por tanto tempo esteve distante da cultura e do acesso à literatura”, disse o diretor geral do Sistema FIRJAN, Augusto Franco.

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, disse que “o retorno desta ação será maravilhoso. Iremos doar livros principalmente da literatura infanto-juvenil e temos convicção de que a recepção destas comunidades à novas bibliotecas será fabulosa”.

As bibliotecas serão construídas pelo Sistema FIRJAN em espaços próprios ou funcionarão dentro da Associação de Moradores ou prédios que tenham espaços ociosos, a depender da realidade de cada comunidade.

A iniciativa é louvável e tem o apoio integral deste singelo Blog, que parabeniza a ABL e a FIRJAN.

Na minha incessante busca por notícias de interesse para quem incentiva a leitura, fiquei feliz com uma que, apesar da importância, não teve, em minha opinião, o destaque que merecia. Na última sexta-feira, dia 22, o Sistema FIRJAN e a Academia Brasileira de Letras (ABL) assinaram um convênio para levar bibliotecas a todas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas no Rio de Janeiro até 2016.

(Foto: Antonio Batalha/Divulgação)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Voto Popular do Prêmio Jabuti vai até o próximo domingo, dia 31. Participe!

A votação popular para os vencedores do Prêmio Jabuti começou no dia 5 deste mês e, desde então, a Câmara Brasileira do Livro - CBL já contabilizou mais de 2.700 votantes. A votação poderá ser feita pelo site www.cbl.org.br/jabuti/telas/voto-popular até o próximo domingo, dia 31 de outubro.

Concorrem ao prêmio “Voto Popular” ficção os três vencedores das seguintes categorias: Romance; Contos e Crônicas; Poesia; Infantil; e Juvenil.

Concorrem ao prêmio “Voto Popular” não-ficção os três vencedores das seguintes categorias: Teoria / Crítica Literária; Reportagem; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Ciências Naturais e da Saúde; Ciências Humanas; Didático e Paradidático; Educação, Psicologia e Psicanálise; e Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.

Os premiados na categoria ficção e não-ficção eleitos pelo júri popular receberão uma placa em homenagem à conquista. O objetivo do “Voto Popular” é aproximar o grande público do Prêmio Jabuti. A cerimônia oficial de entrega do Prêmio Jabuti acontecerá no dia 4 de novembro, na Sala São Paulo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

No Catete, "10ª Primavera dos Livros" homenageia o Rio de Janeiro em sua 10ª edição

Evento acontece entre até domingo, no Museu da República, com cerca de 90 editoras e 10 mil títulos à disposição do público

Foi aberta ontem à noite a 10ª Primavera dos Livros, que ficará à disposição do público nos jardins do Palácio do Catete até o próximo domingo, das 10 às 22h, com entrada gratuita. Considerado o maior encontro de editoras independentes do país, o evento tem como tema principal o Rio de Janeiro, em um momento em que olhares do mundo inteiro estão voltados para a cidade.

Promovida pela Liga Brasileira de Editoras - Libre, a Primavera dos Livros busca fomentar a troca de ideias e contribuir para o fortalecimento da cultura nacional. Ao todo, são cerca de 90 editoras independentes participantes e um catálogo de 10 mil títulos à disposição do público. A expectativa da organização é que 30 mil pessoas circulem pelos jardins do Palácio do Catete durante o evento. Além de oferecer descontos de até 40% sobre o preço de capa, a Primavera dos Livros conta com a presença dos editores nos estandes, possibilitando uma maior integração com o público.

O dia de hoje, sexta-feira, 22, é dedicado aos professores. Um seminário discutirá a importância da leitura na aprendizagem escolar, com as participações do historiador Chico Alencar, da escritora Ninfa Parreiras, do escritor Joel Rufino e do jornalista e escritor Galeno Amorim, entre outros. Além de receberem certificado pela participação no seminário, os professores terão 50% de desconto na compra dos livros.

Neste sábado, 23, as crianças terão uma tarde especial na Primavera. Das 16h às 17h, haverá oficinas e contação de histórias com o escritor Solano Gudes, autor de "A história dos três pontinhos", da editora Vieira & Lent. Às 20h, acontece o 4º Festival de Poesia da Primavera, com a participação de poetas de todas as editoras da Libre, entre eles Chacal, Geraldo Carneiro, Tavinho Paes, Mano Melo e Henrique Rodrigues. Haverá também performances com apresentações do Organismo, grupo que interpreta e canta poemas sem instrumentos, e do grupo do espetáculo Amor Bardo que canta e recita sonetos de Shakespeare a partir da tradução de 154 Sonetos (livro editado em 2009 pela Ibis Libris).

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Thalita Rebouças lança ‘Ela disse, ele disse”, seu primeiro livro com protagonista masculino

Fenômeno da literatura jovem nacional, com 10 títulos publicados e mais de 800 mil exemplares vendidos, Thalita Rebouças lança no próximo dia 29, pela Editora Rocco, o aguardado "Ela disse, ele disse". Com tiragem inicial de 30 mil exemplares, o livro é o primeiro de sua carreira a ter um menino como protagonista.

A autora de Fala sério, mãe!, Tudo por um namorado e Uma fada veio me visitar, entre outros sucessos, demonstra a mesma sensibilidade e bom humor para captar o universo masculino quanto revela em relação ao mundo das garotas. Thalita Rebouças prova porque é a escritora mais amada pelos adolescentes de norte a sul do país.


Alternando as vozes de Rosa e Leo, ambos adolescentes de 14 anos novos no mesmo colégio, Ela disse, ele disse é um divertido romance que mostra como meninos e meninas podem sentir as mesmas coisas, mas pensar e agir de modo muito diferente. Por muito pouco, a timidez de um pode virar antipatia na cabeça do outro; por outro lado, uma reação mais alegre e espontânea corre o risco de ser interpretada como “mole” pelo sexo oposto. Não é à toa que, do alto dos seus 14 anos, Rosa conclui que “garotos são feitos de outro tipo de massinha”.

‘John Lennon: o ídolo que transformou gerações’. Livro homenageia o líder dos Beatles

Este ano de 2010 é lembrado por duas datas marcantes na vida de John Lennon, o inesquecível líder dos Beatles: 70 anos de seu nascimento e 30 anos de sua morte. Por isso, a Editora Universo dos Livros acaba de lançar “John Lennon: O ídolo que transformou gerações”.

A obra, escrita pelo autor americano Gary Tillery, traz formações inéditas sobre a vida deste grande ídolo. Conta detalhes da perturbada infância em Liverpool, a criação dos Beatles e o envolvimento libertador de Lennon com Yoko Ono. O livro enfoca suas realizações, as ideias que norteavam sua vida, os valores importantes para o ídolo e os princípios que adotou para alcançá-los.

No final da década de 1960, esse superstar do mundo pop era reconhecido - ao lado dos estadistas John F. Kennedy e Ho Chi Minh – como o “Homem da Década”. Lennon foi o primeiro rock star a ter uma reunião para discutir questões políticas e sociais com o líder da nação. Suas opiniões eram tão influentes que um comentário espontâneo durante uma entrevista na Inglaterra resultou em demonstrações religiosas por todo os Estados Unidos.

Em dezembro de 1980, o mundo perdia de modo brutal uma das maiores personalidades do mundo artístico. Lennon, que sempre buscou a paz e valorizou ideais pacificadores e artísticas, foi brutalmente assassinado na porta de casa.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Livro e filme sobre Tropa de Elite estão disponíveis para o público

O livro Elite da tropa 2, que transita entre realidade e ficção ao relatar a ameaça das milícias sob o olhar de um policial civil do Rio de Janeiro, foi lançado na noite de ontem (7/10), em sessão de autógrafo festiva na Livraria Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Com uma combinação de literatura, jornalismo e denúncia, o livro, que tem o selo da Editora Nova Fronteira, foi escrito por Luiz Eduardo Soares, Cláudio Ferraz, André Batista e Rodrigo Pimentel e é uma obra construída em diálogo com José Padilha e os criadores do filme Tropa de elite 2.

                                                                                           Foto: Alexandre Lima (Divulgação)
Aliás, o filme também foi lançado oficialmente ontem em solo carioca. Duas salas do cinema São Luiz, no Largo do Machado, foram reservadas para o acontecimento, que contou com a presença do elenco, da equipe, e da imprensa internacional. Depois da exibição do filme, aconteceu uma entrevista coletiva com o diretor José Padilha, o diretor de fotografia Lula Carvalho, o produtor Marcos Prado e os atores Seu Jorge, Tainá Müller, Wagner Moura, André Mattos, André Ramiro, Sandro Rocha, Maria Ribeiro e Milhem Cortaz. Inicialmente programado para 600 salas, Tropa de Elite 2 chega hoje (8/10) ao circuito nacional em 661 salas de exibição. Esta marca dá ao filme o título de maior lançamento da história do cinema brasileiro.Livro e filme são autônomos, mas compartilham temáticas e fontes, referências e intenções. As duas obras tratam, acima de tudo, de justiça e lealdade em uma sociedade na qual crime e poder caminham lado a lado.

Páginas do livro repletas de realidade

Nesta que é a primeira obra a tematizar a ameaça das milícias, o antropólogo Luiz Eduardo Soares e três coautores que convivem ou conviveram intimamente com a violência urbana - o delegado titular da DRACO Cláudio Ferraz, o major André Batista (ex-BOPE) e o jornalista e ex-policial do BOPE Rodrigo Pimentel - transformam em literatura fatos atuais e aterradores relacionados ao crime organizado no Rio de Janeiro. É uma narrativa que tem a verdade como compromisso fundamental.

Dando continuidade ao livro que, lançado em 2006, foi um grande sucesso ao exibir aos leitores detalhes da violência urbana e de seus bastidores políticos, Elite da Tropa 2 flagra a anatomia dessas máfias brasileiras, grupos criminosos formados por policiais e mantidos parcialmente com recursos do Estado.

Se no volume inicial o foco da ação estava na Polícia Militar e no BOPE (Batalhão de Operações Especiais), esta sequência acompanha o dia a dia da DRACO (Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado), braço da Polícia Civil, na voz de um inspetor. A narrativa traz a público episódios desconhecidos e inacreditáveis da história política e policial do Rio de Janeiro, permitindo que o leitor compreenda por que as milícias têm uma força crescente e quais são os limites das UPPs.

Os autores lançam luz sobre o trabalho e os dilemas de quem lida com segurança pública no Brasil em uma trama ambientada em bairros nobres da capital carioca, municípios da Baixada Fluminense e até mesmo cidades nordestinas. Por meio de personagens cuidadosamente estruturados é possível conhecer as marcas da violência nas suas mais variadas formas - explícita ou velada, física ou espiritual, objetiva ou subjetiva, coletiva ou individual.

Oito motivos para apostar nos livros

Como o objetivo deste Blog é incentivar a leitura, vivo pesquisando assuntos que sirvam de inspiração para uma nova ‘aventura literária’. Recentemente encontrei no site www.educarparacrescer.com.br – e divulgado por vários outros sites, revistas e jornais - os “oito motivos para apostar nos livros”.

Os benefícios da leitura são incontáveis e ler sempre é fundamental. Destaco aqui uma frase dita pelo jornalista, humorista e apresentador Marcelo Tass, ao falar sobre o papel da escola na formação do cidadão: “Nós somos o resultado do que lemos, do que aprendemos e do que vivemos na escola.”

Por isso, destaco abaixo os oito motivos pelos quais se deve apostar nos livros. Leia e divulgue:

1. Desenvolve o repertório - Ler é um ato para o nosso crescimento pessoal e profissional.

2. Amplia o conhecimento geral - Além de ser envolvente, a leitura expande as referências e a capacidade de comunicação.

3. Estimula a criatividade - Ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares e personagens.

4. Aumenta o vocabulário - Graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.

5. Emociona e causa impacto - Quem já se sentiu triste ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

6. Muda sua vida - Quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

7. Liga o senso crítico na tomada - Livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

8. Facilita a escrita - Ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Quem lê mais escreve melhor.

Se você quer ampliar seu mundo literário, entre no site www.educarparacrescer.com.br/livros e visite a biblioteca básica. Lá você encontra dicas de leitura dos 2 aos 18 anos, para chegar com boas referências à vida adulta.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Anunciados os vencedores do 52° Prêmio Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, na manhã de hoje (1º de outubro), os três ganhadores (primeiro, segundo e terceiro lugares) em cada uma das 21 categorias do 52º Prêmio Jabuti. Os ganhadores em cada uma das 21 categorias podem ser conhecidos no site da CBL: http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/resultado/.

A cerimônia de premiação acontece no dia 4 de novembro, na Sala São Paulo, quando será anunciado o melhor livro do ano de ficção e o melhor livro do ano de não-ficção (cada vencedor do prêmio máximo recebe 30 mil reais e mais uma estatueta dourada do Prêmio Jabuti) – a escolha de ambos vencedores é feita por um júri formado por editores. Vale lembrar ainda que o primeiro lugar entre os três vencedores de cada categoria anunciados hoje recebe 3 mil reais como prêmio.

Novidade do Prêmio Jabuti em 2010 — entre os dias 5 e 31 de outubro de 2010 acontece a votação do prêmio “Voto Popular” ficção e “Voto Popular” não-ficção - votação do público aberta pela internet. A votação poderá ser feita pelo site www.premiojabuti.org.br. Concorrerão ao prêmio “Voto Popular” ficção os três vencedores das seguintes categorias: Romance; Contos e Crônicas; Poesia; Infantil; e Juvenil.

Concorrerão ao prêmio “Voto Popular” não-ficção os três vencedores das seguintes categorias: Teoria / Crítica Literária; Reportagem; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Ciências Naturais e da Saúde; Ciências Humanas; Didático e Paradidático; Educação, Psicologia e Psicanálise; e Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.

Os premiados na categoria ficção e não-ficção eleitos pelo júri popular receberão uma placa em homenagem à conquista.