quarta-feira, 23 de junho de 2010

Diana Nascimento transforma em livro o sonho de viver em Búzios

Armação pura - o sonho de viver em Búzios é um livro de histórias divertidas, sobre a experiência de uma jornalista, urbana por excelência e cria de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, como moradora de Armação dos Búzios, um dos mais famosos balneários da Região dos Lagos.

De forma bem humorada, a autora - a jornalista, roteirista, crítica literária e professora universitária Diana Nascimento - flana por caminhos inesperados pelo balneário. Em 132 páginas, ela leva o leitor a descobrir lugares, curiosidades e delícias reservados apenas para quem vive em Búzios e tem um olhar jornalístico apurado.

Lançado na semana passada pela PoD Editora, em movimentada noite de autógrafos na Livraria da Travessa, em Ipanema, o livro Armação pura - o sonho de viver em Búzios também pode ser adquirido através do site http://www.podeditora.com.br.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Literatura perde o escritor português e Prêmio Nobel José Saramago

O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, de 87 anos, morreu na manhã de hoje (18/06) na ilha espanhola de Lanzarote. Em comunicado, a Fundação José Saramago informou que ele não resistiu a "uma múltipla falha orgânica (falência múltipla de órgãos), após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila".

Saramago, cuja frágil saúde provocou temores sobre sua vida há alguns anos, publicou no final de 2009 seu último romance "Caim", um olhar irônico sobre o Velho Testamento, muito criticado pela Igreja Católica.
Cético e pessimista contumaz, Saramago levantou sua voz por inúmeras vezes contra as injustiças, a Igreja e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo. Entre as obras do ator português, que começou a carreira como poeta, estão "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a Cegueira".

Ele era casado com a jornalista espanhola Pilar Del Río, que o descreveu como "homem de convicções firmes, capaz de estar sempre ao lado daqueles que sofrem". Amanhã, o caixão de José Saramago será levado para Lisboa, onde será velado publicamente no salão nobre da Câmara Municipal da capital portuguesa. No dia seguinte, o corpo do Prêmio Nobel será cremado e as cinzas ficarão em Portugal.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Observatório de Favelas lança no dia 18 o livro “O que é a favela, afinal?”

Pensar a questão da favela de modo amplo, crítico e inovador foi o que incentivou o Observatório de Favelas a produzir o livro “O que é a favela, afinal?”, que será lançado no próximo dia 18, na sede da instituição Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Maré - Rio de Janeiro, a partir das 16h, seguido de debate com os autores da obra.

Organizado a partir do seminário “O que é a favela, afinal?” realizado em agosto de 2009, por conta das comemorações do oitavo aniversário do Observatório de Favelas, o livro acumula uma diversidade de experiências e olhares e materializa um desejo de se compartilhar ideias e vivências em contraponto aos paradigmas que sustentam leituras hegemônicas sobre o fenômeno da favela.

A publicação reúne artigos de 10 pesquisadores do tema “favela”: Fernando Cavallieri (Instituto Pereira Passos), Maria Lais Pereira da Silva (Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF), Gerônimo Leitão (Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF), Laura Machado de Mello Bueno (PUC Campinas), Marcelo Baumann Burgos (PUC Rio de Janeiro), Linda Gondim (Laboratório de Estudos da Cidade da UFC), Cristovão Duarte (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ), Rosana Denaldi (Consultora do Ministério das Cidades em São Paulo) e Pedro Strozemberg (Pesquisador do ISER).

O coordenador do Observatório de Favelas e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Barbosa, que participará do debate no lançamento, acredita que o livro pode ser o início de um processo de discussão e de reflexão sobre as favelas e os espaços populares. “O livro se propõe a pensar a favela em sua complexidade e reúne uma gama de pesquisadores qualificados que contribuíram para que essa iniciativa seja também propositiva também de políticas públicas para esses espaços”, diz.

Além dos artigos, o livro conta também como foi o seminário – que teveduração de dois dias – e apresenta a declaração “O que é a favela,afinal?”, elaborada pelo Observatório de Favelas a partir dasdiferentes ideias e dos debates realizados durante o seminário.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens será no Centro Cultural da Ação da Cidadania

O 12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens será realizado de amanhã, dia 8, até o dia 19 de junho, no Centro Cultural da Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé 75 – Zona Portuária do Rio) e reunirá 71 editoras que vão apresentar seus lançamentos. O público terá acesso ao evento a partir do dia 9, já que o primeiro dia (8) é dedicado exclusivamente aos professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. A cerimônia de abertura oficial do evento acontece amanhã, às 17h, no auditório do Salão FNLIJ, com a entrega dos prêmios para os vencedores do Prêmio FNLIJ e Concursos FNLIJ.

A partir de quarta-feira, o 12º Salão FNLIJ vai estar recheado de atividades, como leitura de livros de qualidade, performance de ilustradores, lançamento de livros - aproximadamente 120 autores estarão no evento -, bate-papo com escritores e ilustradores, exposições, além do seminário que acontece nos dias 16, 17 e 18 no auditório local. E, como sempre, há várias novidades, como a Biblioteca para bebês, a realização do 1º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil e a homenagem à Coréia do Sul.

Nos 14 mil m² de área em dois pisos do Centro Cultural serão instalados 74 estandes, que poderão ser visitados de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 20h. E cada criança e jovem visitante, como já é tradição, ganha um livro na saída.

Escritores e ilustradores consagrados já confirmaram presença no evento, entre eles Adriana Falcão, Ana Maria Machado, Anna Claudia Ramos, Bia Hetzel, Caio Riter, Caulos, Eliane Ganem, Fernando Vilela, Flávio Carneiro, Graça Lima, Graziela Bozano Hetzel, Guto Lins, Gustavo Bernardo, Ieda de Oliveira, Jô Oliveira, Joel Rufino dos Santos, André Neves, Bartolomeu Campos de Queirós, Elma, Lucia Hiratysuka, Lygia Bojunga, Karen Acioly, Kátia Canton, Luciana Savaget, Luiz Antônio Aguiar, Marina Colasanti, Marilda Castanha, Nilma Lacerda, Roger Mello, Ricardo Azevedo, Rui de Oliveira, Stela Maris, Suzy Lee, Socorro Acioli, Ziraldo, Yang Hye-Won e muitos outros.

12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) 2233-7460 / 2253-8177 – Zona Portuária
Quando: De 8* a 19 de junho de 2010 (* O dia 8 de junho somente para professores).
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados e domingo, das 10h às 20h

Ingresso: R$ 4,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

FNLIJ – Tel. (21) 2262-9130