segunda-feira, 29 de março de 2010

Morre o jornalista, comentarista esportivo e escritor Armando Nogueira

O ex-diretor da Central Globo de Jornalismo, comentarista esportivo e escritor, com dez obras sobre esporte, Armando Nogueira, de 83 anos, morreu na manhã de hoje (29/03), em seu apartamento, na Lagoa, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele sofria de câncer ele estava muito doente desde 2007.

Armando era torcedor apaixonado pelo Botafogo e, em especial, pelo futebol, tendo participado da cobertura de diversas Copas do Mundo a partir de 1954 e dos Jogos Olímpicos, a partir de 1980. Voar também era uma de suas paixões. Foi presidente do Clube Esportivo Ultraleve (CEU), em Jacarepaguá, onde mantinha um ultraleve, no qual eu tive a oportunidade de fazer um voo panorâmico sobre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Em 2006, quando eu exercia o cargo de Assessor de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Armando Nogueira aceitou meu convite para participar do I Fórum de Jornalismo Esportivo, realizado no auditório da entidade. Tive a honra de ser o mediador no dia de sua palestra (foto) e a participação de Armando foi uma verdadeira aula para os cerca de 150 participantes do encontro.

Armando Nogueira escreveu textos para o filme "Pelé Eterno" (2004) e é autor de dez livros, todos sobre esporte: Drama e Glória dos Bicampeões (em parceria com Araújo Neto); Na Grande Área; Bola na Rede; O Homem e a Bola; Bola de Cristal; O Vôo das Gazelas; A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar (em parceria com Jô Soares e Roberto Muylaert); O Canto dos Meus Amores; A Chama que não se Apaga e A Ginga e o Jogo.









quarta-feira, 24 de março de 2010

Coloque sua leitura em dia com estas excelentes dicas

A dieta das chocólatras, de Carole Matthews
Dicas de sobrevivência nos momentos de estresse: 1) respire fundo, 2) conte até 10, 3) coma chocolate. Quando as quatro participantes do Clube das Chocólatras convocam um encontro de emergência, elas pulam direto para a terceira dica. Assim como no primeiro romance de Carole Matthews, em A dieta das Chocólatras, lançado pela Editora Bertrand Brasil, as quatro amigas, Lucy, Autumn, Nadia e Chantal, mantêm o Clube em plena atividade, reunindo-se, como sempre, no santuário, chamado Paraíso do Chocolate.

O ouro de Moscou, de Isidoro Gilbert
Isidoro Gilbert reuniu depoimentos de jornalistas, empresários, políticos e agentes secretos argentinos, russos e latino-americanos para explicar a conexão entre o Partido Comunista Argentino e o Partido Comunista da União Soviética, principalmente durante as décadas de 1970 e 1980. Ouro de Moscou mostra Eva Perón como participante direta das negociações reservadas que deram início às ligações diplomáticas entre os dois países, verdades sobre o KGB na Argentina e os laços que Moscou manteve com a ditadura militar (a quem presenteou com dados de satélite na guerra das Malvinas). Lançamento da Editora Record.


Bittergirl, de Mary Francis Moore, Alison Lawrence e Annabel Griffiths
O Instituto de Pesquisas Avançadas em Relações Desfeitas descobriu que, em média, até completar 32 anos a mulher norte-americana terá sido largada 18 vezes. E isso, só até os 32. Desde que você começou a ler esta frase, 427 mulheres em restaurantes pelo mundo afora acabam de ser abandonadas e estão pegando um lenço de papel. Em Bittergirl, com o selo da Editora Best Seller, as autoras reúnem toda a experiência acumulada em mais de 57 foras e apresentam o manual de sobrevivência das ex-namoradas. Informativo e irônico, o livro trata de todos os aspectos que envolvem a separação e propõe atividades inusitadas que farão você sair da fossa direto para a noitada.


Senhoras do Santíssimo Feminino, de Márcia Frazão
Este livro conta a história de Virgínia, uma imigrante portuguesa estabelecida no morro de São Carlos, localizado no bairro carioca do Estácio, na década de 1930. Uma mulher devota e corajosa, capaz de fugir de uma vida segura, mas sem amor, na distante aldeia lusitana de Mangualde. Numa mão, o filho, na outra, uma sacola com várias imagens de santas. Companheiras de décadas de alegrias, sofrimentos e muitas aventuras. Símbolos da fé em um futuro melhor e que mais tarde lhe valeram a fama de milagreira. Senhoras do Santíssimo Feminino é um lançamento da Editora Rosa dos Tempos.


A revolta das coisas, de Charles Kiefer
Se você não sabe, as coisas têm alma e sentimento, são muito mais do que simples canetas, lápis e pincéis. Sofia era uma menina que entendia isso, e suas coisas eram queridas, até mesmo a caixinha de suco e as tampinhas de garrafa. Mas o sonho da menina era ter um cachorrinho e quando Bibi, uma shit-zu muito fofa e calma, chegou na casa, Sofia esqueceu das coisas, que ficaram abandonadas em caixas e gavetas. Os lápis, o tubo de cola, a tesoura e todos os outros resolveram fazer algo para chamar a atenção da menina... E assim começou A revolta das coisas, lançamento Editora Galerinha Record.


Bateria - O coração da escola de samba, de Julio Cesar Farias
Desta vez, ao mergulhar novamente na essência da Escola de Samba, o autor chega ao coração dela: a Bateria. O que é uma Bateria de Escola de Samba e como ela surgiu? Qual a sua formação e como funciona? Quais as suas peculiaridades? Como é julgado o quesito? Este livro, com o selo da Litteris Editora, responde a estas e a muitas outras questões do órgão vital que dita o ritmo musical dos desfiles das Escolas de Samba no mundo todo.

sábado, 13 de março de 2010

Escritora portuguesa debate maternidade interrompida dia 25 em São Paulo

A portuguesa Maria Manuela Pontes chegará ao Brasil nos próximos dias com uma missão: quebrar o silêncio que se ergueu em torno do tema “perda gestacional”.
Autora do livro Maternidade interrompida, lançado pela Editora Ágora, e presidente da Associação Artémis em Portugal, que presta atendimento psicológico a mulheres que sofreram abortos espontâneos, ela fará uma palestra gratuita e aberta ao público no dia 25, das 20h às 22h, no B´nai B´rith (Rua Caçapava, 105 - 4º andar - Jardim Paulista - São Paulo). O evento, promovido pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e pela Editora Ágora, visa a debater a questão, mostrando que a dor da perda gestacional é responsabilidade de toda a sociedade.
No livro Maternidade interrompida, Maria Manuela apresenta depoimentos sinceros e pungentes. As histórias revelam a necessidade de compartilhar a dor e de, por meio de uma espécie de catarse, sentir alívio e confiança para talvez tentar de novo. Mais informações através do site http://www.4estacoes.com/, do telefone (11)3891-2576 ou do e-mail mailto:info@4estacoes.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ziraldo lança hoje o livro "Vascão, o Gigante da Colina em quadrinhos"

O livro Vascão, o Gigante da Colina em quadrinhos, de Ziraldo, será lançado hoje (1º de março), às 19h, na Livraria Saraiva Mega Store, no Shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. A temática é um projeto iniciado pelo cartunista, que já lançou obras para os times Corinthians e o Flamengo. O autor e o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, estarão presentes à sessão de autógrafos.

Em 112 páginas, com sua arte peculiar e bem humorada, o cartunista caratinguense relembra os fatos marcantes do clube. O livro infantil conta com os personagens Almirante e Almirantinho, nomes dos mascotes do Vasco, que foram desenhados por Ziraldo e protagonizam, sempre com muito bom humor, tudo o que aconteceu de mais importante na gloriosa história do clube, desde a sua fundação, em 1898.

A obra Vascão, o Gigante da Colina em quadrinhos, que tem o selo da Editora Globo, será vendida por R$ 29,90. O diretor- executivo de Marketing do clube, Marcos Blanco, ressaltou a importância do livro para os pequenos torcedores.

"Espero que ele seja um presente dos pais vascaínos para os seus filhos. No processo de criação, a publicação contou com a ajuda do nosso diretor de Patrimônio Histórico, João Ernesto. O livro traz uma rica e bonita história sobre o Club de Regatas Vasco da Gama", afirmou.