quinta-feira, 26 de novembro de 2009

15ª Primavera dos Livros do Rio de Janeiro movimenta jardins do Museu da República

A 15ª Primavera dos Livros - Rio de Janeiro 2009 acontece de hoje, dia 26, até o próximo domingo, dia 29, nos Jardins do Museu da República, na Rua do Catete, 153, Catete, na Zona Sul da cidade. O evento será aberto em solenidade oficial hoje, às 18h, mas, a partir de amanhã, estará aberto ao público das 10h às 22h, com entrada gratuita e patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O sotaque nordestino promete estar presente nos jardins do Museu, já que a edição deste ano, organizada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), terá como tema principal a Literatura de Cordel, com homenagem ao grande cordelista Patativa do Assaré. Em boa hora, este ano se comemoram os 100 anos de nascimento do poeta cearense. A organização do maior encontro literário de editores independentes do eixo Rio-São Paulo - são cerca de 90 editoras, que vão expor mais de 10 mil livros - tem o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Com o objetivo de valorizar a cultura do nordeste, o texto escrito e o conhecimento popular, está programada uma mesa para discutir o cordel, com a participação do gerente do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (mais popularmente conhecida como Feira de São Cristovão), Marcos Lucenna, e membros da Academia Brasileira de Cordel, além de shows surpresa de repentistas.

Outra novidade do evento, que também tem apoio da Biblioteca Nacional, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Aliança Internacional de Editoras Independentes, é a presença de editoras internacionais. Pela primeira vez a Primavera dos Livros vai receber profissionais do Peru, Chile, Argentina, Equador, México, Guiné Bissau e Angola, uma iniciativa explicitamente recomendada pela Secretaria Municipal de Cultura.

A presidente da Libre, Cristina Warth, espera com isso aumentar o número de ofertas de obras e de visitantes do encontro. "Nas edições anteriores, que aconteceram no Rio e em São Paulo, tivemos um público de 25 mil pessoas. Este ano, esperamos um número ainda mais expressivo, pois, além da intensa divulgação nas escolas e universidades, temos percebido uma recepção e interesse cada vez maior do leitor por produções das editoras independentes, como lançamentos poéticos, ensaios e romances de novos autores e de autores consagrados", afirma a presidente da Liga e diretora da Pallas Editora.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Garotinho em noite de autógrafos HOJE na Saraiva do Norte Shopping

Os jornalistas José Carlos Araújo, o Garotinho, e Rodrigo Taves, meus amigos de longa data, participam HOJE de mais uma sessão de autógrafos do livro Paixão pelo rádio — Do milésimo de Pelé ao milésimo de Romário, a trajetória de José Carlos Araújo, o eterno Garotinho, com o selo da Editora Maquinaria.

Da mesma forma que aconteceu no dia do lançamento, no último dia 26 de outubro, José Carlos Araújo vai fazer o seu programa diário na Rádio Globo, ao vivo, direto da livraria onde acontece o evento. Hoje será na Livraria Saraiva do Norte Shopping, das 17 às 19h. A partir de então, Garotinho estará, ao lado do jornalista Rodrigo Taves, autor do livro, à disposição dos presentes para a noite de autógrafos.

A expectativa é de mais uma noite festiva, com centenas de livros vendidos. No lançamento da obra, na Livraria Travessa, nada menos que 376 foram autografados por José Carlos Araújo e Rodrigo Taves.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lançamento de livro sobre auto-hemoterapia é sucesso em Alagoas

O jornalista e escritor Marcio Fonseca Mata, alagoano de nascimento e radicado no Rio de Janeiro há mais de três décadas, viveu momentos de forte emoção na noite de terça-feira (17), no auditório da Escola de Magistratura do Estado de Alagoas, no bairro do no Farol, em Maceió. Cerca de 200 pessoas estiveram no local para a noite de autógrafos do primeiro livro-reportagem do jornalista, Auto-hemoterapia – o segredo do bom sangue, que tem o selo da Litteris Editora.

Cercado por amigos e familiares, o autor conversou sobre a técnica da auto-hemoterapia com o público e explicou como foi o trabalho de pesquisa e entrevista com diversas autoridades médicas e pacientes, no Brasil e no exterior. Marcio Fonseca disse que, segundo pode apurar, aproximadamente 10 milhões de brasileiros utilizam esta técnica, que consiste na retirada do sangue da veia e na sua aplicação imediata no músculo da nádega ou do braço do
paciente.
A próxima sessão de autógrafos de Auto-hemoterapia – o segredo do bom sangue será em Recife e, posteriormente, em Fortaleza, em datas a serem confirmadas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"Maluquices Musicais e outros poemas": lançamento na Vila Mariana (SP), dia 28

Escrito por José Santos, com o selo da Editora Peirópolis, o livro Maluquices Musicais e outros poemas, traz rimas e adivinhas sobre o mundo da música, divertindo o pequeno leitor com histórias de Chopin, Villa Lobos, Modesto de Assis e Mozart. Nas ilustrações surgem músicos tocando uma incrível variedade de instrumentos. Os personagens de José Santos embalam o leitor em versos e histórias que divertem leitores de todas as idades: não há como não se encantar com o pianista banguela, o teclado deslumbrado com a fama e o esqueleto tocador de harpa.

O livro ainda nos lembra, com ritmo e cadência, que poesia e música são antigas e eternas companheiras. E falando em companheirismo, a obra comemora ainda a maioridade da amizade entre autor e ilustrador, que se conheceram em 1990, quando Guazzelli recebeu um prêmio de animação em Havana, Cuba.

O lançamento de Maluquices Musicais acontecerá no próximo dia 28, a partir das 16hs, na Livraria Nove.Sete, na Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, em São Paulo.