sábado, 24 de janeiro de 2009

Livro conta a centenária história do Rio Cricket

Foi com alegria que recebi o convite para o lançamento do livro Rio Cricket e Associação Atlética - mais de um século de paixão pelo esporte, que conta a história de 111 anos de atividades do clube Rio Cricket e Associação Atlética, de Niterói, onde foi realizado o primeiro jogo oficial de futebol do Estado do Rio de Janeiro, em 1901.
A obra, com o selo da Editora Arte e Ensaio, é de autoria de Patrícia Iorio e Vitor Iorio, e a sessão de autógrafos será no próximo dia 28 (quarta-feira), a partir das 20h, na sede do Rio Cricket, na Rua Fagundes Varela, 637, em Icaraí, Niterói.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Criado o Dia Nacional da Leitura

Como principal articulador para que o Dia das Crianças também seja celebrado como o Dia Nacional da Leitura, o Instituto Ecofuturo comemorou a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Decreto que institui a data e também a Semana da Leitura e da Literatura. A partir deste ano de 2009, a idéia é que no dia 12 de outubro aconteçam ações cooperativas em todo o País, com leituras públicas, a exemplo do que já acontece há muito tempo em países europeus e nos Estados Unidos.
Este Blog, como o próprio nome já diz, é um incentivador da leitura e, como tal, também comemora a criação do Dia Nacional da Leitura e se orgulha de ter colaborado com a divulgação da campanha do Instituto Ecofuturo.

domingo, 4 de janeiro de 2009

2009 chega com novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Divulgação
Ano novo, vida nova e... ortografia nova. Com a chegada de 2009, passou a valer o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.
Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.
Duas mudanças básicas são: o alfabeto passa a ter 26 letras, com a reintrodução das letras k, w e y, usadas, por exemplo, em símbolos de unidades e na escrita de palavras e nomes estrangeiros; e não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que e qui. (Obs.: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas, como Müller, mülleriano).
O Acordo Ortográfico começa a vigorar este ano, mas a atual forma de escrever ainda será válida até 2012, pois a implantação ocorrerá de forma gradual. As novas normas estarão disponíveis nos livros escolares em 2010. Até 2012 os concursos aceitarão as duas formas da escrita, a atual e a modificada, mas muitas escolas já começaram a se preparar.
Como o documento oficial do Acordo não é claro em vários aspectos, a Editora Melhoramentos publicou um roteiro, de autoria de Douglas Tufano, com o que foi possível estabelecer objetivamente sobre as novas regras. O guia sirve de orientação básica para aqueles que desejam resolver rapidamente suas dúvidas sobre as mudanças introduzidas na ortografia brasileira, sem preocupação com questões teóricas.
Você encontra o guia no portal do Instituto Ecofuturo (http://www.ecofuturo.org.br/). Fique por dentro das mudanças, estude e repasse aos amigos para que todos conheçam os novos padrões!