sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Participe da campanha pela criação do Dia da Leitura

Mantido pela Suzano Papel e Celulose e a Suzano Petroquímica, o Instituto Ecofuturo, organização não governamental criada em 1999 e qualificada como Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), se apresenta com a missão de gerar e difundir, junto a indivíduos e grupos sociais, o conhecimento e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade.

Para tanto, desenvolve os projetos ‘Parque das Neblinas’, ‘Programa Investimento Reciclável’ e ‘Ler é Preciso’. E, como uma das ações deste último, o Instituto trabalha, desde 2006, para criar o Dia da Leitura. A lei já foi aprovada em São Paulo e agora tramita no Senado para que o dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia da Criança, torne-se também o Dia da Leitura em todo o Brasil.

Como incentivador da leitura, apóio e parabenizo o Instituto Ecofuturo pela iniciativa. E você, prezado leitor, também pode participar desta campanha. Basta visitar o site http://www.diadaleitura.com.br/ e fazer sua assinatura virtual na Árvore da Leitura, que já conta com mais de 5.000 nomes.

Sua participação é fundamental para o sucesso desta empreitada. Não esqueça que uma criança que ouve um adulto ler com prazer tem grande possibilidade de se tornar um bom leitor e aprender com mais facilidade na escola.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Lições de vida de Adriana Bragança

Há seis anos, a professora Adriana Bragança, então com 32 anos, se viu vítima da esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurológica incurável que atrofia os músculos progressivamente e, em cerca de quatro anos, conduz à morte. Seus músculos da fala foram os primeiros a enfraquecer, privando-a de seu trabalho e do contato verbal com as filhas, Júlia, na época com quatro anos, e Luisa, ainda bebê. Aos poucos, foi perdendo a capacidade de anda, mas nunca deixou de correr atrás de sua cura, embora todos falem que é impossível.
Mesmo com o comprometimento dos movimentos de braços e mãos, escreveu o livro Meu Caminho, onde Adriana conta como era sua vida ativa antes da doença, como lidou com os primeiros sintomas (perda da fala, tombos e limitações físicas) e como resolveu percorrer o caminho inverso ao de outros portadores de ELA, que se entregam ao abatimento à espera da morte.


Adriana traça um caminho que surpreende médicos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que mal conseguem acreditar quando ela começa a fazer avanços surpreendentes para um paciente com ELA. E, em Meu Caminho, compartilha os segredos de onde tira tanta garra para reverter seu quadro. É um livro que mostra que, seja qual for a situação que você enfrenta, é possível superá-la. Uma verdadeira lição de vida de Adriana, que parou de falar e de andar, mas não de ser feliz.
Meu Caminho é um lançamento da LR Editora, com coordenação editorial de Ana Lúcia Proa e capa, projeto gráfico e diagramação de Sidney Ferreira.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Revelações e segredos de Paulo Sergio Valle

Considerado um dos maiores nomes da MPB, Paulo Sergio Valle acaba de lançar seu mais novo livro: ‘Se eu não te amasse tanto assim’, com o selo da Litteris Editora. Nele, o autor mostra histórias de vidas e lições de amor inesquecíveis, faz revelações, conta segredos e mostra personagens reais, famosos e anônimos, em contos emocionantes.

O livro tem apresentação de Armando Nogueira e Jael Coaracy e nos leva a rever o nosso ponto de partida, mostrando o que devemos fazer para ter mais uma chance de contemplar a linha do horizonte.

Para os amantes da obra de Paulo Sergio Valle, um presente especial: um cartão para download com cinco grandes sucessos do autor, incluindo “Se eu não te amasse tanto assim”, feito em parceria com Herbert Vianna, e mais um vídeo especial.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Incentivo à leitura, o retorno

É com muita alegria que retomo, a partir de hoje, neste democrátrico espaço, o que considero minha contribuição para incentivar a leitura. Ler é necessário, importante, vital, dá prazer, conhecimento, tira dúvidas, promove viagens, faz amizades, enfim, LER É VIVER.
Por isso, ao longo da minha vida profissional sempre incentivei o hábito da leitura. Promovi inúmeros concursos literários para os leitores de minha coluna, além de realizar sorteio de livros que me eram gentilmente cedidos pelas Editoras. Pretendo retomar essas promoções através deste blog e espero continuar contando com o apoio das Editoras e dos leitores.
Este espaço de incentivo à leitura será utilizado para publicação de textos de minha autoria e de outros autores - contos, crônicas, poesias, etc. -, assim como para indicação de lançamentos de livros, concursos literários, atividades e endereços de bibliotecas e outras notícias diretamente ligadas ao prazer da LEITURA.
Portanto, prezado leitor, este espaço É SEU. Aguardarei seus comentários, críticas, sugestões e, quem sabe, elogios.
Desde já, agradeço sua participação e incentivo.